Institucional

Comecei a trilhar um caminho novo, aberto por Deus

comshalom

Experiência com Deus… Evangelização… Namoro cristão… Algum pedido que você fez a Deus e Ele te atendeu… Vocação… Experiência com os santos, com a Igreja… O comshalom.org quer saber qual é a sua história com Deus?

Todos os dias, publicamos um testemunho novo na home. O de hoje é de Duarte Júnior.

Quer ter a sua história publicada aqui? Envie texto e foto para  redacao@comshalom.org e evangelize conosco.

Confira:

Duarte JúniorSou o Duarte Júnior, natural de Mossoró (RN). Sempre frequentei a Igreja acompanhado dos meus pais. Fui batizado quando criança, na idade certa ingressei na turma de preparação para a Primeira Eucaristia. Aos 19 anos, comecei a me preparar para o sacramento do Crisma. Em 2008, ainda na época da catequese do Crisma, ingressei no grupo de oração da RCC, a convite de meus catequistas. Este foi o meu primeiro grupo de oração, lugar onde experimentei primeiramente do amor e da misericórdia de Deus.

Depois de dois anos participando da RCC, percebi em mim certo desejo de ter uma vida comunitária. Foi quando, em 2010, tive contato com a Comunidade Obra de Maria. Ali trilhei um caminho vocacional em busca da vontade de Deus para a minha vida. Cheguei a ingressar na comunidade, porém fui percebendo, ao longo da caminhada, que não era ainda o lugar que Deus havia escolhido para eu ser plenamente feliz. Então, em um processo de oração e discernimento, foi discernido pelo meu desligamento. Porém, o desejo de viver uma vida comunitária e de estar na vontade de Deus foi crescendo. É o que São João Paulo II chama de “santa inquietação”.

Pois bem, em janeiro de 2012, mais especificamente nos dias 14 e 15 de janeiro, participei de um Seminário de Vida no Espírito Santo promovido pela Comunidade Católica Shalom, que encerrava o “Dê suas férias para Jesus”. Durante estes dois dias de louvor, oração, adoração, fraternidade, a minha experiência com Deus foi renovada, senti-me verdadeiramente encontrado por Deus. Fui alvo da graça e da misericórdia de Deus de uma maneira potente. Como costumo dizer, usando as palavras do Moysés Azevedo, os meus “sentidos e pensamentos foram como que anestesiados nesta experiência”. A partir de então, comecei a trilhar um caminho novo, aberto por Deus, em um grupo de oração da Comunidade Shalom, o grupo Hesed.

A cada acompanhamento, a cada encontro, meu coração se alegrava cada vez mais por estar trilhando com Deus um caminho de e para a felicidade. Neste mesmo ano, com o desejo de caminhar mais firmemente, tentei ingressar no grupo vocacional, porém ainda não era o tempo de Deus, mas como Nele toda resposta é sim, Ele me deu um sim para crescer no conhecimento da comunidade por meio do serviço, do engajamento em um ministério. Deus sabia que a minha necessidade, no tempo inicial, era conhecer aquilo para o qual a comunidade foi gerada em Seu coração: para ofertar, gastar, a vida, transbordar no serviço a experiência diária com o Amado, pela via da contemplação. Bendito tempo, tempo santo, tempo de graça que foi me firmando naquilo que Deus me pediria para viver a partir do meu “sim” de cada dia.

Em 2013, após participar do encontro vocacional aberto, recebi a resposta positiva de ingresso no vocacional. Nesse ano, eu já estava nos últimos períodos da faculdade. Eu cursava Direito, um curso que, como todos sabem, é bastante exigente. Apesar de toda a realidade com a faculdade, em meu coração havia a certeza de que eu não podia dar a Deus um “não”. Então, sustentado por Sua imensa graça, decidi trilhar o ano vocacional na Comunidade.  Nesse ano, provei imensamente da misericórdia de Deus. Um ano em que eu tive a certeza de que cada exigência cumprida por amor tem menos peso. Foi um tempo em que descobri que não há felicidade maior do que a de descobrir e encarnar a vontade de Deus na minha vida.

Em outubro de 2013, concluí o curso de Direito e, no final do ano, enviei carta pedindo para partir em missão como Jovem em Missão. Ao fazer este pedido à Comunidade, eu tinha a certeza de que a chama viva de amor que brota do coração do Amado tudo havia consumido e de que Ele havia me seduzido de uma maneira que eu não era mais capaz de resistir. Neste pedido, eu via o tempo de construir paredes sobre alicerces invisíveis; o tempo de confiar na voz que na “sua totalidade vence toda e qualquer suspeita e permite confiar-se plenamente a Cristo”; o tempo de “construir a própria segurança sobre a Sua Palavra”; o tempo de “compreender o agir de Deus, que é fiel à sua aliança e às suas promessas”, através do submeter-se, do arriscar, do apostar, do acreditar, do viver.

Hoje, pela graça de Deus, sou jovem em missão em João Pessoa (PB). Como diz o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, “quem arrisca, o Senhor não o desilude”. Sou imensamente feliz por ter a certeza de que Deus me permitiu conhecer o mundo e suas ilusões e falsas felicidades, na medida suficientemente capaz de me fazer perceber que somente Ele é capaz de saciar o desejo mais profundo do meu coração. Cada dia mais convencido eu sou de que o amor de Deus por mim é imensamente maior que toda a minha fraqueza, que toda a minha inconstância, que todo o meu medo. Isso não é mérito. Isso é graça e misericórdia de um Deus que só sabe amar. Isso me impulsiona a continuar ofertando a minha vida, pois tenho certeza de que um povo espera ansiosamente pelo meu “sim”.

De maneira particular, aos jovens, eu garanto: não me arrependo de ter deixado planos, sonhos, pai, mãe, família, amigos(as), filhos(as) espirituais, para seguir e fazer a vontade Daquele que TUDO me concedeu: o meu Senhor, meu Rei, meu Dono. Deixei não porque não amo tudo que Ele me deu, mas sim porque passa por este deixar a salvação dos meus, da minha família, de um povo, a minha. É caminho de e para a felicidade. É uma Obra Nova que inicia um novo tempo que é, e sempre será, vivido não pelas minhas forças, mas pela graça de Deus. “O Pai quis escolher” e eu livremente aderi a este novo, dando a Ele a minha resposta de amor e gratidão. Sou feliz por viver abandonado em Deus. Sou feliz porque fui encontrado por Ele. Sou feliz porque Ele se antecipou, por amor e misericórdia, e me salvou.

 

*Quer partir em missão pelo tempo que você tiver disponível? Três dias, uma semana, um mês… Clique aqui e conheça a campanha “Cinco pães e dois peixinhos”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.