Institucional

Comentário do Evangelho: Você é simples ou gosta de complicar?

comshalom

duvidaPor que sempre tendemos a complicar o que é muito fácil? Por que tendemos a complicar as coisas de Deus, se Deus é tão simples? E a resposta que nos vem neste tempo de Quaresma, para nos auxiliar é: o nosso pecado nos deixa insensíveis à voz e à condução de Deus, uma condução livre. É o que vemos no episódio narrado na Primeira Leitura (2Rs 5, 1-15a): Naamã, não aceita o convite do profeta Eliseu para se banhar sete vezes no rio Jordão para que fique curado de sua lepra.

Como aconteceu a Naamã, muitas vezes nossa resistência nos coloca na postura de impor a Deus aquilo que, para nós, na verdade é complicado. Muitas vezes é assim que agimos diante do Senhor, quando queremos que a graça de Deus se enquadre em nossos moldes. Muitas vezes, falta-nos a ousadia de acreditar que muitas vezes, naquilo que é simples, Deus se manifesta.

Precisamos pedir ao Senhor o dom de crer nas pequenas coisas, de nos inclinar em tudo para viver a vontade de Deus, senão, correremos o risco de, como os chefes da Lei e os fariseus, matar o Senhor. Isso não significa que o levaremos até o penhasco, a fim de querer lançá-lo no precipício, como no episódio narrado no Evangelho de hoje (Lc 4, 24-30), mas querer “matar” o Senhor significa não aceitarmos a Sua condução, não permitirmos que Ele se manifeste em nossas vidas da forma que Ele quiser.

Ouça homilia feita pelo padre Livandro Monteiro, membro da Comunidade de Vida Shalom:

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.