A resiliência pode ser entendida como a capacidade de se adaptar mesmo em meio a grandes desafios. Vista por esse ângulo, poderíamos considera-la como um braço da virtude da fortaleza, ou seja, a capacidade de ser firme para aguentar diante de situações complexas.
LEIA TAMBÉM | Edições Shalom lança “Retiro de Advento 2023”, itinerário de oração para o Natal
Falando sobre essa virtude em uma de suas catequeses, o Papa João Paulo II enalteceu aqueles que buscam cultivá-la. “A virtude da fortaleza requer sempre uma certa superação da fraqueza humana e, sobretudo, do medo. O homem, por natureza, teme o perigo, as moléstias, os sofrimentos… Desejo render homenagem a todos os que têm a coragem de dizer ‘não’ ou ‘sim’ quando isso custa”, disse na catequese do dia 15 de novembro de 1978.
Forjar a força interior
O Catecismo da Igreja ensina que “as virtudes morais são adquiridas humanamente …, por atos deliberados, … com todas as forças sensíveis e espirituais” (CIC nº 1803 e 1804). Para forjar essa força interior, é necessário mortificações concretas para vencer a moleza de caráter e a falta de espírito de sacrifício.
“Quando a gente não consegue mudar o ambiente, o que está ao nosso redor, nós precisamos mudar a nós mesmos”, explica a psicóloga Mariana Morel. O tema da resiliência foi abordado no programa Fazendo Barulho (FzB), produzido pela Comunidade Católica Shalom. Confira a seguir e descubra se você é uma pessoa resiliente.
Confira o que rolou no Fazendo Barulho
O FzB vai ao ar todos os sábados, a partir das 23h, na Rede vida de televisão. Conta com quadros interativos, concursos, entrevistas, atrações musicais e convidados, e é finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento. Produzido pela Comunidade Católica Shalom, apresenta temas relacionados à música, dança, cotidiano e espiritualidade.