Notícias

Como cultivar a resiliência?

Descubra se você é uma pessoa resiliente e de que maneira pode crescer nessa capacidade.

comshalom

A resiliência pode ser entendida como a capacidade de se adaptar mesmo em meio a grandes desafios. Vista por esse ângulo, poderíamos considera-la como um braço da virtude da fortaleza, ou seja, a capacidade de ser firme para aguentar diante de situações complexas.

LEIA TAMBÉM | Edições Shalom lança “Retiro de Advento 2023”, itinerário de oração para o Natal

Falando sobre essa virtude em uma de suas catequeses, o Papa João Paulo II enalteceu aqueles que buscam cultivá-la. “A virtude da fortaleza requer sempre uma certa superação da fraqueza humana e, sobretudo, do medo. O homem, por natureza, teme o perigo, as moléstias, os sofrimentos… Desejo render homenagem a todos os que têm a coragem de dizer ‘não’ ou ‘sim’ quando isso custa”, disse na catequese do dia 15 de novembro de 1978.

Forjar a força interior

O Catecismo da Igreja ensina que “as virtudes morais são adquiridas humanamente …, por atos deliberados, … com todas as forças sensíveis e espirituais” (CIC nº 1803 e 1804). Para forjar essa força interior, é necessário mortificações concretas para vencer a moleza de caráter e a falta de espírito de sacrifício.

“Quando a gente não consegue mudar o ambiente, o que está ao nosso redor, nós precisamos mudar a nós mesmos”, explica a psicóloga Mariana Morel. O tema da resiliência foi abordado no programa Fazendo Barulho (FzB), produzido pela Comunidade Católica Shalom. Confira a seguir e descubra se você é uma pessoa resiliente.

Confira o que rolou no Fazendo Barulho

O FzB vai ao ar todos os sábados, a partir das 23h, na Rede vida de televisão. Conta com quadros interativos, concursos, entrevistas, atrações musicais e convidados, e é finalizado com a adoração ao Santíssimo Sacramento. Produzido pela Comunidade Católica Shalom, apresenta temas relacionados à música, dança, cotidiano e espiritualidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.