Já faz mais de cinco anos que o WhatsApp tem marcado presença no dia a dia de milhões de pessoas no mundo inteiro. Não vou afirmar que todo mundo tem o aplicativo, porque eu mesmo conheço pessoas que não têm. Contudo, a grande maioria utiliza o verdinho diariamente. Você, inclusive, deve ter chegado até esse texto por meio de um link compartilhado no “Zap Zap”, como alguns gostam de chamar.
Bom, mas hoje vamos falar sobre como evangelizar por meio do WhatsApp… Podemos deixar esses aspectos mais técnicos para algum site ou canal de tecnologia. Aqui, vamos falar sobre nossa missão de anunciar Cristo Ressuscitado. Gostaria de começar perguntando quando foi a última vez que você utilizou o seu WhatsApp para evangelizar? Você recorda?
Neste tempo de pandemia, somos cada vez mais inseridos em uma vida virtual intensa: Santa Missa, grupo de oração, acompanhamento, formações… Tudo online! Essa dinâmica nova nos chama a dar respostas novas. De fato, não podemos sair pelas ruas de porta em porta, como geralmente fazíamos, para evangelizar. Agora, a porta que batemos é a tela do nosso celular.
E o WhatsApp nos oferece diferentes opções de evangelização: a lista de contatos para mensagens diretas, os grupos de trabalho, de estudo ou mesmo de assuntos que temos afinidades, e ainda os status – uma espécie de stories do Instagram no aplicativo. Contudo, mesmo com todos esses recursos, parece que nos falta algo, parece que nos falta conteúdo.
Sobre o conteúdo
Em primeiro lugar, precisamos entender que conteúdo utilizaremos para evangelizar. Em segundo lugar, devemos ter uma sabedoria para aplicá-lo. E em terceiro lugar, necessitamos fazer com essa dinâmica faça parte do nosso dia a dia. Vou explicar a seguir com mais detalhes para você.
Na verdade, sobre o conteúdo, não tenho outra coisa a falar a não que ele deve ser sempre fruto da nossa oração. Deus vai nos inspirar o que falar. Agora, sobre o “como”, o “onde” e o “para quem”, nós podemos conversar. Isso porque o “como” já nos ajuda a entender que conteúdo precisamos. Por exemplo, se vamos enviar uma mensagem de forma direta para um amigo que não vemos há tempos, isso já é um bom rumo.
O Senhor pode muito bem nos conduzir a falar para esse amigo algo muito particular. Vale destacar que a evangelização é pessoal. Não podemos pegar uma mesma mensagem e sair enviando para toda a nossa lista de contatos. Definitivamente, isso não é legal. Evangelizar no WhatsApp é como cultivar um jardim. Precisamos escolher um “terreno” e regá-lo todos os dias com a Palavra de Deus.
É aí que entra a sabedoria para aplicar o conteúdo. Pode ficar tranquilo, o Senhor com certeza também indicaram qual o melhor caminho a seguir. Não podemos encher nossos contatos de mensagens. Precisamos dialogar. A evangelização é uma conversa. Para isso, reserve um tempo, se possível, para cuidar do jardim. Pode ter certeza que o seu “Zap Zap”, além de verdinho, vai ficar muito florido.
Não sei se a metáfora do jardim me ajudou a explicar, espero que sim. Mas, para garantir, vou resumir: a evangelização pelo WhatsApp acontece de forma pessoal e sempre numa perspectiva de diálogo. Quando entendermos isso, veremos cada mensagem como uma chance de anunciar nosso Deus!