Ronaldo Pereira foi um jovem de 24 anos, membro da Comunidade de Vida Shalom, que em fevereiro de 2025 completará 30 anos de sua páscoa definitiva. Ele foi o primeiro irmão da Comunidade de Vida a entrar na vida eterna, deixando um legado de profundo testemunho de vida e compromisso com a evangelização, especialmente da juventude.
A autora, Ana Paula Gomes, já é conhecida na Edições Shalom e é uma de suas autoras mais versáteis. Ela escreveu obras doutrinárias como Virgem Maria (da Série Phillipos) e Tempo de Guerra, Tempo de Paz, ambos lançados sob o selo JP2, a marca jovem da editora.
Confira a entrevista
comshalom: Ana Paula, você é uma das autoras mais versáteis da Edições Shalom. A literatura sempre foi algo presente em sua história. Conte-nos um pouco sobre como começou seu interesse por livros e pela escrita.
Ana Paula Gomes: Minha história com os livros começou pelo gosto pela leitura; só alguns anos depois veio a escrita. Desde criança, lendo os primeiros livros paradidáticos na escola, como os de autores como Ruth Rocha e Pedro Bandeira, percebi que, pelos livros, era possível adentrar em um universo maravilhoso de contos, poesias, histórias e personagens.
Um bom autor necessariamente é um bom leitor. Sem essa experiência, não sei se é possível escrever.
comshalom: Como surgiu a inspiração para escrever sobre Ronaldo Pereira? Você não o conheceu pessoalmente, mas como foi colher os depoimentos daqueles que conviveram intensamente com ele?
Ana Paula Gomes: A inspiração surgiu de uma conversa com Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade, em 2019. Os 25 anos do falecimento do Ronaldo estavam se aproximando, e queríamos escrever sua primeira biografia para registrar, com clareza, os fatos mais importantes de sua vida. No entanto, a obra está sendo publicada somente agora, iniciando as comemorações dos 30 anos de sua páscoa, que acontecerão em fevereiro de 2025.
Leia também Por que a vida de Ronaldo Pereira continua inspirando até hoje?
comshalom: Por que o título Como um rio corre para o mar? Como surgiu essa alusão na biografia de Ronaldo?
Ana Paula Gomes: Durante as pesquisas para o livro, li um comentário do padre João Wilkes, contemporâneo do Ronaldo na Comunidade. Ele disse que a vida de Ronaldo era como água corrente, pois ele nunca parava de se doar aos outros. Ele estava sempre em movimento. Assim, surgiu a figura do rio, que está constantemente correndo para algo maior, seja para o mar ou para outros rios maiores. Daí nasceu o título Como um rio corre para o mar.
comshalom: Como foi conversar e conviver com os familiares de Ronaldo? Isso impactou sua compreensão de quem ele foi?
Ana Paula Gomes: Conviver com os familiares do Ronaldo foi uma experiência maravilhosa. Seus irmãos são muito acolhedores e abertos a compartilhar sobre sua vida. As entrevistas que realizamos foram fundamentais para compor o livro, especialmente os detalhes sobre a infância e adolescência do Ronaldo.
comshalom: Depois de escrever a biografia de Ronaldo Pereira, como você definiria a missão dele no mundo e na Comunidade? Houve algum rhema que marcou seu coração?
Ana Paula Gomes: A missão do Ronaldo continua sendo a mesma de quando ele estava entre nós: evangelizar. Durante sua vida missionária e, há 30 anos, na vida eterna, ele continua transmitindo o amor divino a todos os que entram em contato com sua história.
A obra será lançada no Congresso de Jovens Shalom e pelo site livrariashalom.org!