Shalom

Como foi escrever a biografia de Ronaldo Pereira?

O ComShalom conversou com Ana Paula Gomes, autora de um dos mais recentes lançamentos da Edições Shalom, para descobrir como foi o processo de construção da biografia de Ronaldo Pereira, desde a concepção da ideia até as entrevistas.

comshalom

Ronaldo Pereira foi um jovem de 24 anos, membro da Comunidade de Vida Shalom, que em fevereiro de 2025 completará 30 anos de sua páscoa definitiva. Ele foi o primeiro irmão da Comunidade de Vida a entrar na vida eterna, deixando um legado de profundo testemunho de vida e compromisso com a evangelização, especialmente da juventude.

A autora, Ana Paula Gomes, já é conhecida na Edições Shalom e é uma de suas autoras mais versáteis. Ela escreveu obras doutrinárias como Virgem Maria (da Série Phillipos) e Tempo de Guerra, Tempo de Paz, ambos lançados sob o selo JP2, a marca jovem da editora.

Confira a entrevista

comshalom: Ana Paula, você é uma das autoras mais versáteis da Edições Shalom. A literatura sempre foi algo presente em sua história. Conte-nos um pouco sobre como começou seu interesse por livros e pela escrita.

Ana Paula Gomes: Minha história com os livros começou pelo gosto pela leitura; só alguns anos depois veio a escrita. Desde criança, lendo os primeiros livros paradidáticos na escola, como os de autores como Ruth Rocha e Pedro Bandeira, percebi que, pelos livros, era possível adentrar em um universo maravilhoso de contos, poesias, histórias e personagens.

Um bom autor necessariamente é um bom leitor. Sem essa experiência, não sei se é possível escrever.

comshalom: Como surgiu a inspiração para escrever sobre Ronaldo Pereira? Você não o conheceu pessoalmente, mas como foi colher os depoimentos daqueles que conviveram intensamente com ele?

Ana Paula Gomes: A inspiração surgiu de uma conversa com Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade, em 2019. Os 25 anos do falecimento do Ronaldo estavam se aproximando, e queríamos escrever sua primeira biografia para registrar, com clareza, os fatos mais importantes de sua vida. No entanto, a obra está sendo publicada somente agora, iniciando as comemorações dos 30 anos de sua páscoa, que acontecerão em fevereiro de 2025.

Leia também Por que a vida de Ronaldo Pereira continua inspirando até hoje? 

comshalom: Por que o título Como um rio corre para o mar? Como surgiu essa alusão na biografia de Ronaldo?

Ana Paula Gomes: Durante as pesquisas para o livro, li um comentário do padre João Wilkes, contemporâneo do Ronaldo na Comunidade. Ele disse que a vida de Ronaldo era como água corrente, pois ele nunca parava de se doar aos outros. Ele estava sempre em movimento. Assim, surgiu a figura do rio, que está constantemente correndo para algo maior, seja para o mar ou para outros rios maiores. Daí nasceu o título Como um rio corre para o mar.

comshalom: Como foi conversar e conviver com os familiares de Ronaldo? Isso impactou sua compreensão de quem ele foi?

Ana Paula Gomes: Conviver com os familiares do Ronaldo foi uma experiência maravilhosa. Seus irmãos são muito acolhedores e abertos a compartilhar sobre sua vida. As entrevistas que realizamos foram fundamentais para compor o livro, especialmente os detalhes sobre a infância e adolescência do Ronaldo.

comshalom: Depois de escrever a biografia de Ronaldo Pereira, como você definiria a missão dele no mundo e na Comunidade? Houve algum rhema que marcou seu coração?

Ana Paula Gomes: A missão do Ronaldo continua sendo a mesma de quando ele estava entre nós: evangelizar. Durante sua vida missionária e, há 30 anos, na vida eterna, ele continua transmitindo o amor divino a todos os que entram em contato com sua história.

A obra será lançada no Congresso de Jovens Shalom e pelo site livrariashalom.org! 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.