Shalom

Como permanecer no Amor de Deus? Josefa Alves dá dicas

Neste primeiro dia do Retiro de Semana Santa, na Missão Aracaju, a missionária da Comunidade de Vida Shalom, aprofunda sobre o tema “Permancei em meu amor”.

comshalom
Josefa Alves da dicas sobre como permanecer no Amor (Imagem/ ComShalom Aracaju)

Estamos na Semana Santa ou como alguns chamam de Semana Maior e para ajudar a viver da melhor forma, a Comunidade Católica Shalom promove o Retiro de Semana Santa, que neste ano, aprofunda o tema: “Permanecei no meu amor” (Fl 2,8). 

Confira| Entenda o significado da Missa dos Santo Óleos

Na Missão Shalom Aracaju (SE), Josafa Alves, natural de Sergipe, consagrada da Comunidade de Vida, irá auxiliar a Comunidade local a aprofundar o tema geral do Retiro de Semana Santa. Já na primeira pregação, a consagrada explicou sobre o Tríduo Pascal e o que é vivido na Quinta- Feira Santa.

Na Quinta-feira Santa é realizada a instituição da Eucaristia na Santa Missa de Lava-pés, onde Jesus, como sacerdote, lava os pés de seus discípulos. Além disso, a sergipana trouxe algumas reflexões sobre como permanecer no Amor de Deus. 

O que é permanecer?

A frase permanecer em Cristo retrata um relacionamento íntimo e próximo, e não apenas um conhecimento superficial. Confira algumas frases:

“O verbo permanecer, costura, ou seja, explica o Evangelho, aparece na primeira vez quando João é encontrado por Jesus. O Evangelista não esquece da hora do encontro.

__________________________

“Na ceia, João 15,9, Jesus estava no discurso da videira, ensinando o que significa permanecer, e que a fonte da vida é Cristo. ‘Assim como o Pai me amou, também eu vos amei, permanecei em meu amor.’ Sem Cristo não há vida e nada podemos fazer.”

__________________________

“Jesus vai ensinando o que significa permanecer. Qual o sinal que permanecemos em Jesus? Os frutos. Os frutos do meu trabalho, do meu esforço, glorificam o Pai.”

__________________________

Oferta total

“A fórmula da felicidade é permanecer no Amor. E ao nos dar este testamento, Ele se oferta em uma morte cruenta e se une a nós, na nossa dor, para nos ajudar a permanecer e nos dá a vida. E não há quem passe pela Cruz e pelo Calvário e não experimente a Cruz e a Ressurreição.”
__________________________

“Cristo permanece presente no mundo e em nós pela Eucaristia, que é a presença de Cristo. Ele está presente vivo e ressuscitado.”

__________________________

“Mergulhar com Cristo na oferta, na Paixão de Jesus, que não é só a Cruz. Paixão é o sofrimento de Cristo que associa ao nosso sofrimento, não permanece na morte, precisa passar por ela.”

__________________________

“No sofrimento e na dor, o mistério da vida sempre se entrelaça com o sofrimento, e a atitude cristã, não é a fuga, a forma cristã é permanecer no Seu amor.”
__________________________

“Permanecer não é simplesmente ficar, mas relação, intimidade, doar-se, acolher. Permanecei em mim, como eu permaneço em vós. O permanecer cristão é ir até o fim.”

__________________________

” A Eucaristia é o remédio dos medos presentes, do que nasce em nós, é o remédio para quem quer permanecer e para quem quer amar até o fim e só ama até o fim quem acolhe esse amor.”

 Paixão de Cristo, mistério de amor

Jesus usa a analogia dos ramos para explicar melhor: “...permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15, 4-7)”

E assim entendemos que, assim como o Pai nos ama, nos também devemos nos amar e permanecer até o fim, afinal, Cristo, por amor a nós, foi até o fim e deu a própria vida, livremente na Cruz. Amar até o fim significa que, no caminho da sua entrega por nós na cruz, Jesus seguiu todas as etapas, sem deixar uma só, e chegou até o final.

A melhor forma de saber se permanecemos ou não, é ver se nossa vida está dando frutos e se nossa vonatde já está unida a vontade do Pai. O que também incluem a obediência aos mandamentos de Cristo, a  seguir o exemplo de Jesus e viver livre do pecado habitual. Permanecer é crescer na intimidade, é confiar, se entregar, acreditar Naquele que se deu por nós!

Serviço

Semana Santa – Missão Aracaju (SE)

Onde: Externato São Francisco de Assis
Quando: 28 – 30 de março
Maiores informações: @shalomaracaju


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.