Shalom

Como ser um jovem enraizado em Cristo? Carmadélio Sousa dá dicas

‘Os Jovens e o encontro de gerações’ foi o tema abordado na segunda pregação do Congresso de Jovens Shalom partir da Exortação Apostólica Christus Vivit.

comshalom
Carmadélio falou sobre encontro de gerações (Imagem/Comshalom)

Carmadélio Sousa, consagrado da Comunidade de Aliança, há mais de 30 anos, explicou sobre a necessidade de ter uma intimidade profunda com Deus e usou a Exortação Apostólica Christus Vivit, documento do Papa Francisco feita em 2020 dedicada aos jovens.

[BAIXE A CARTA APOSTÓLICA CHRISTUS VIVIT]

Porém, muitas vezes, as pessoas pensam que a vida é uma fase, mas na realidade, viver pode ser em etapas. “Deus está sempre conosco, podemos estar vivendo uma etapa, não uma fase. Quando se tem uma experiência com Deus, Ele nos acompanha para a vida inteira, o mesmo e único Deus agiu nas várias etapas da minha vida”, explica o consagrado.

A vida não é uma fase

Jesus Cristo veio para ficar até o fim. Na Christus Vivit n.179 cita uma árvore frondosa que, após uma tempestade, por não ter raízes, caiu. “Para sermos jovens capazes de passar por todas as etapas naturais da vida, precisamos aprofundar as nossas raízes e assim não seremos derrubados em nossas tempestades”, complementa Carmadélio.

Já no n.181, explica que a fé e a alegria precisam ser fundamentadas na verdade , gera uma fé autêntica, que nenhuma tempestade ou crise derruba.  Não deixe de seguir e de buscar a fé, é preciso uma fé enraizada”, afirma o consagrado. 

Confira| Santa Missa na Basílica de Nazaré marca início do CJS Belém 2023

Encontro de gerações

Em uma audiência geral, o Papa Francisco fala da importante a interlocução dos jovens com os idosos e dos idosos com os jovens. Esta ponte será a transmissão da sabedoria na humanidade. “Não nos esqueçamos que tanto na cultura familiar quanto na social, os idosos são como as raízes da árvore: eles têm toda a história ali, e os jovens são como flores e frutos. Se o néctar não vier das raízes,  os jovens, nunca poderão florescer”, completa.

Carmadélio explica que o termo  ‘idoso’ não se trata somente da categoria social da idade, ou seja, cronológica, mas também, pessoas que possuem  mais tempo de caminhada e por isso trazem raízes e que podem ensinar a perseverar.  O pregador complementa que antes as gerações se mudavam a cada 25 anos e atualmente isso ocorre há cada 15 anos.

Para arrematar o assunto, no número 200 da mesma exortação, o Papa pede para que se crie raízes com a Sagrada Escritura, no Catecismo, que se estude sobre o que de fato é necessário para saber sobre a verdade da fé. 

Oração, comunhão e amizade com Cristo

 “Queremos respostas para tudo, temos preguiça de estudar e pesquisar. O Catecismo da Igreja Católica  precisa estar sempre conosco, pois lá estão os fundamentos da fé”, concluiu o consagrado. E aqui reside o segredo: Talvez tenhamos a ideia de que a melhor maneira de combater o relativismo é o conhecimento da verdade,
Esta amizade gera um intimidade e permite que fique raízes no solo profundo da verdade.

O critério é a busca incessante da verdade, que insere na segurança daquilo que não passa com o tempo nem é refém das mudanças culturais de cada tempo. A melhor maneira de combater o relativismo, sem dúvida, o segredo dos segredos é nossa amizade com Cristo. Para essa constância com Cristo é preciso se aprofundar na amizade e isso ocorre com a eucaristia diária, oração. 

“Amar a Jesus, não um amor apenas afetivo, mas um amor que gera entrega total e dedicação. Vale a pena continuar a seguir Jesus independente da idade, é preciso estar enraizado em Cristo”, finaliza.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.