Atualmente existem estudos sérios no campo da psicologia, pedagogia e psiquiatria, sobre os efeitos positivos e negativos das redes sociais no desenvolvimento da mente humana. Entre os grupos observados nesses estudos, as crianças, os adolescentes e os jovens, como era de se esperar, são os mais influenciados e afetados.
Nesses espaços virtuais são disseminados muitos conteúdos úteis, com certeza, mas são difundidas também coisas terríveis. Além disso, muitas vezes as informações sobre os usuários são rastreadas, para assim identificar gostos e preferências para fins comerciais, políticos, ideológicos etc.
Leia também| O que as pessoas esperam da rede social de um consagrado?
Além desses fatores mencionados, há ainda alguns perigos, tais como: violência emocional, dependência, pornografia, assédio, fake news e todo tipo de misticismo, que misturam elementos da fé cristã com os de outras religiões. Porém, atrás dessa crise aparente, escondem-se grandes e providenciais oportunidades. Assim, gostaria de informar a uns e recordar a outros que as redes sociais são, sim, magníficas e fecundas terras de missão. Sabe por quê? Atrás de uma postagem, uma curtida, um compartilhamento, um comentário, um like, existe um ser humano, um coração, uma alma que, mesmo sem o saber, deseja Deus e anseia pela felicidade verdadeira.
Seus canais são os terrenos férteis do anúncio da Paz
Então, se você deseja evangelizar, anunciar Jesus, a Paz completa, que tanto deu sentido à sua vida e é capaz de dar sentido e razão de viver a outros corações, veja os canais de redes virtuais que você administra como um espaço de anúncio. Olha só como são atuais essas palavras de Jesus: “Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio” (Lc 6,43-45).
Eu queria pegar carona nessas palavras de Jesus e reafirmar algo que tenho repetido sempre: “Cada um curte, dá likes, compartilha e posta aquilo de que o seu coração está cheio”. Por isso, se o seu coração está cheio de Deus, as suas redes sociais devem estar também cheias de Suas maravilhas e de um testemunho legítimo de quem foi alcançado por Sua misericórdia. Mas, se em seu coração houver espaço para outros Senhores, logo suas postagens revelarão de quais fontes você tem bebido. Cuidado! Nem sempre essas fontes contêm água pura, que gera vida.
Se essa matéria e outras de nosso Portal reproduzem de alguma forma os conteúdos e anseios de seu coração, faça com que elas cheguem a mais e mais pessoas. Faça de seus recursos virtuais um espaço de anúncio da Paz real, que é Jesus. Que suas fotos, vídeos, textos e mensagens sejam sempre um veículo de anúncio do amor de Deus a outros corações. Talvez um dia alguém te diga no céu, em meio a um grande louvor: “Muito obrigado por aquela postagem e aquele compartilhamento que tanto me ajudou a descobrir o quanto Deus me ama! Busquei a Igreja e uma vida santa a partir daquele dia, graças à sua ajuda. E hoje, estou aqui no céu!”
Se esse texto te fez bem, me ajude a falar de Deus a outros corações.
Shalom!