Parece uma promessa difícil de acreditar, não é mesmo? Santa Teresinha nos diz que Deus não nos concede sonhos irrealizáveis, mas na nossa vida, às vezes parece que o sonho é só pra sonhar, não é possível de acontecer. Nada contra àqueles momentos em que precisamos sonhar e escapar da realidade de maneira lúdica, como em uma atividade cultural, artística.
Confira| Há sonhos irrealizáveis se quem fomenta é Deus?
Porém não é desse sonho que estamos falando aqui, nós estamos falando do sonho que arde no seu coração e que fica palpitando em sua mente, aquele sonho relacionado ao seu propósito de vida, sua missão aqui neste mundo. Eu tive dois sonhos que transformei em realidade: ser missionária e ter uma ONG.
Confesso que antes de realizá-los muitas vezes os considerei “altos demais pra mim”. E de fato, eram! Mas Deus, a vida na Igreja e meu desejo de me desenvolver humanamente me moldaram até o momento em que eu os pudesse assumir. Não os fiz já pronta, precisei de muita coragem, renúncia e disposição para assumir os riscos e as graças que esses sonhos me impeliam a viver.
E é justamente sobre isso que vamos falar (conforme prometi no texto anterior): Você tem clareza dos sonhos que você quer transformar em metas?
Leia também| 5 motivos que te dão a sensação de não ter tempo
Primeiro passo: Ter clareza do seu ponto de partida
Você precisa ter ciência dos recursos, dos dons que já tem e pode melhorar e daqueles que você não tem e precisa ter para alcançar seu objetivo, o famoso autoconhecimento. E também precisa ter conhecimento do ambiente em que você está (família, amigos, igreja, bairro, cidade) e em que ele te ajuda e em que ele te desafia na busca de seus objetivos.
Um exercício que você pode fazer é anotar esses itens e depois estipular formas de lidar com eles.
Segundo passo: Ter clareza de que este sonho é mesmo o que você quer para sua vida
Caso você não tenha pensado ainda sobre seu propósito de vida ou sua missão pessoal, eu te sugiro ler, rezar e buscar um diretor (acompanhador) espiritual para te ajudar. Às vezes temos sonhos que não estão no coração de Deus, ou que ao colocarmos em prática percebemos que era muito mais uma fantasia do que de fato algo que queríamos. Sabe
quando você se encanta com uma pessoa e ao conhecê-la mais de perto não era bem o que você imaginava?
Isso também acontece com nossas metas de vida. Agora, se você já rezou e colocou diante de Deus seu sonho e Ele abençoou, então é hora de você registrar tudo (detalhe por detalhe) do que é preciso para realizá-lo. Ao fazer este exercício você vai perceber o que você realmente quer (claro, mesmo com planejamento você ainda pode se enganar, mas a probabilidade é muito menor).
Caso você não saiba, pesquise no Google, em livros, cursos, converse com amigos e pessoas que já viveram o que você quer e deram certo, pessoas que vivem a realização na vida e na radicalidade evangélica. Ao pesquisar, separe o que você almeja e descarte o que você não quer viver.
O terceiro passo é a estratégia!
Em meu instituto, utilizo uma abordagem de ensino que é a Mentoria Profissional GPS, nele chamamos esta etapa de ‘Calcular a Rota”. Nos apps de localização, ao digitar sua localização e seu destino, ele “calcula a rota” e te apresenta algumas possibilidades de rotas. Você escolhe com base no percurso, no tempo e recursos necessários.
Esta analogia, te apresenta três pontos fundamentais para criar sua estratégia: o passo a passo que você precisa percorrer; o tempo que você precisa gerenciar; e os recursos que você vai necessitar para realizar sua meta. Assim, você pode determinar qual trajetória funcionará melhor para você.
Plano de Ação
Se você passou pelos três passos anteriores, chegou o momento de criar um plano de ação para realizar sua meta. Para isso, vamos utilizar uma ferramenta de gestão baseada em sete perguntas:
O que? – Descreva sua meta com clareza.
Por quê? – Explique aqui porque essa meta é importante para você. Essa pergunta vai te
ajudar em momentos desafiantes.
Quem? – Cite quem está envolvido na meta, principalmente pessoas de sua confiança que
podem te ajudar a cumpri-la.
Quando? – Determine quando você pretende iniciar e finalizar sua empreitada e curtir a
meta alcançada!
Onde? – Estabeleça qual a localização geográfica e também o ambiente em que você quer
cumprir sua meta.
Quanto? – Liste quais recursos financeiros e materiais serão necessários.
Como? – Estipule o passo a passo das ações desde o início até a realização completa do
seu objetivo.
Dicas importantes
Tente sempre ajustar as ações ao tempo e recursos que você tem disponível. Cuidado com ações grandiosas demais, que requerem fazer muitas coisas com pouco tempo e recursos. Ou com a procrastinação, que vai sempre adiando o que você pode fazer hoje.
Durante o ano, revise suas metas e relembre-as constantemente, faça isso de preferência mensalmente. Assim você saberá o que precisa fazer e o que falta você fazer. Não deixe mais um ano passar, e com ele seus sonhos e objetivos que nunca são realizados. Muitas pessoas podem estar esperando por você.
Um forte abraço, conte comigo e com minha ajuda!
Se tiver dúvidas e sugestões, escreva aqui nos comentários, farei questão de responder!