Shalom

Como viver a humildade de Jesus?

Padre Marcelo Sales, consagrado da Comunidade de Vida, responde a esta pergunta. Ouça a seguir.

comshalom
Foto: Comunicação comshalom

Nós sabemos que Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, é o Filho Eterno de Deus Pai que assumiu a nossa natureza humana. Ele se encarnou e assumindo o nosso ser humano, o Filho Eterno de Deus se rebaixou totalmente.

Leia também| Escola de Líderes 2023 abre turma em São Paulo

Acompanhe na íntegra:

Como nós podemos ver, o segundo capítulo da carta de São Paulo aos Filipenses diz assim: “Ele apesar de sua condição divina, não fez alarde de ser igual a Deus, mas se esvaziou de si, tomou a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens, mostrando-se em figura humana, humilhou-se, tornou-se obediente até a morte, morte de cruz. Por isso Deus o exaltou e lhe concedeu o título superior a todo título, para que diante do título de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e no abismo e toda língua confesse para a glória de Deus Pai, Jesus Cristo é o Senhor”.

Como nós podemos ver nesse trecho desta carta de São Paulo ao filipenses, nós vemos esta humilhação de Deus que não se apegando a essa condição divina, porque Ele é Deus, Ele se esvazia de si mesmo e Ele assume uma outra condição, uma condição de criatura muito mais humilde, muito mais limitada, muito cheia de sofrimentos, de realidades que não são próprias de Deus, mas Ele se humilha, Ele se abaixa justamente para realizar a obra de redenção do gênero humano.

O Filho de Deus em Jesus Cristo, portanto, se abaixa, se humilha, se esvazia e nós podemos ver isso muito claramente nessa sua encarnação, mas não só na sua encarnação, mas ao longo de toda a sua vida. Ele assumiu uma condição de escravo, uma condição de pobre, de pequeno, nascendo numa condição humilde, num presépio, em meio aos animais, numa manjedoura e vai vivendo a sua vida humana também no escondimento por cerca de 30 anos, exatamente vivendo uma vida abnegada.

O próprio ministério público de Jesus também é marcado por perseguições, por incompreensões. Jesus que estava ali para assumir o homem e elevar a dignidade do homem, salvar, redimir o homem. Jesus se humilha aceitando aquela humilhação de não ser reconhecido, de ser condenado injustamente.

Ele aceita ser esbofeteado, aceita ser chicoteado, ser flagelado, coroado de espinhos, uma humilhação muito grande e é morto numa cruz, despido, numa morte humilhante, mas tudo por amor, tudo para que se cumprisse plenamente, perfeitamente a vontade do Pai para conosco, que era a obra de salvação.

Ele assumiu o nosso lugar, nós merecíamos a morte, mas o Filho de Deus não nos deixou abandonados na morte, mas assumiu as nossas dores, nossos pecados, aniquilou tudo na cruz, num esvaziamento total, numa humilhação total.

E ali ele pôde realizar essa obra de salvação, elevando o gênero humano à dignidade de Filhos de Deus, que em Jesus Cristo nós nos tornamos filhos do Filho, pela fé e no reconhecimento do nome de Jesus, como Senhor da nossa vida, nós somos elevados a essa dignidade de Filhos de Deus.

Shalom!

Escola de Líderes 2023

Quer saber mais sobre temas como este e conhecer mais a pessoa de Jesus Cristo? De 28 de Abril a 1º de maio, a Comunidade Católica Shalom realiza a Escola de Líderes em São Paulo com o tema Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. Saiba mais e também inscreva-se no link:

Serviço

Escola de Líderes em São Paulo

Data: 28 de Abril a 1 de Maio
Tema: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre
Local: CEST São Paulo

Link de pré-inscrição: https://forms.gle/8yyCtsaCQYBXGSkn6


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.