A Semana Santa é um grande convite a um mergulho nos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao entrar neste lugar santo, cheio de certezas e de vitória nos deparamos com uma realidade: Eu preciso colaborar com a ação da graça de Deus. Assim, por que não dizer que um dos grandes aliados da boa vivência deste tempo é o desejo. Quanto mais desejosos, mais abertos, mais atentos, mais dóceis, mais livres para aprofundar o dom redentor do Verbo Encarnado obediente até o fim. E o fim não é a morte!
Para bem viver a Semana Santa, além do desejo se faz necessário dedicar tempo a uma oração mais profunda, meditar com toda a verdade do nosso coração em que lugar estou na via do Senhor e onde devo chegar para que Ele não fique só. Preciso compreender, diante das escolhas que faço no meu dia-a-dia quem tenho sido nas sendas da Paixão: Pedro, Judas, João, Maria, Simão de Cirene, Pilatos, um Centurião Romano…
Será de grande valia uma atenção ainda maior aos detalhes que envolvem as cenas tão dolorosas de agonia e dor, mas tão ricas de céu e repletas de eternidade que nos levarão à contemplação da Vitória de Cristo manso e humilde sobre a carne, o mundo, o demônio e a morte. Mas não se pode esquecer que não bastam os indispensáveis esforços humanos, se faz necessária a abertura da alma para receber de Deus o que o Mistério Celebra.
Uma Santa Semana e uma Feliz Páscoa!
Wedson Araújo
Resposável Local da Missão de Sobral