Notícias

Como viver bem a virada do ano?

Se é o fim de um tempo para o início de outro, nada melhor do que estar diante daquEle que é o Senhor do Tempo. Participe do Réveillon da Paz!

comshalom

Desde o dia 27 de novembro, quando celebramos o Primeiro Domingo do Advento, já estamos no novo Ano Litúrgico. No dia 31 de dezembro, o que se vive é a mudança do ano civil. Há o apelo comercial das festas, mudanças de governos, estudos, trabalhos, dieta e tudo o mais. Então, como o cristão deve viver as festas de Ano Novo? “Durante o ano nós celebramos as principais festas do nosso senhor Jesus Cristo. Toda a nossa vida deve estar centralizada no Ano da Graça do Senhor”, contextualiza padre Antonio Furtado, missionário da Comunidade Católica Shalom. Do mesmo modo, “a melhor forma [de passar o ano novo] é diante do Santíssimo Sacramento, à meia-noite, adorando e vivendo a alegria própria daqueles que amam e servem a Deus”, arremata.

Não há mal em aproveitar a data para renovar as esperanças e fazer novos propósitos de vida. No entanto, o cristão não pode se deixar enganar pelas superstições. “Muita gente procura nesse tempo, e é até sensível, fazer certas recomendações, que são verdadeiras superstições: ‘ah, eu vou passar o ano novo de branco, eu vou vestir tal peça íntima, eu vou usar os cristais, eu vou passar com o pé direito’… Um verdadeiro ritual de comidas e de coisas que cada ano aumenta para que a pessoa tenha sorte no ano que vem”, comenta padre Antonio Furtado.

A superstição, ensina o Catecismo da Igreja Católica, “é um desvio do culto que prestamos ao verdadeiro Deus” (CIC 2138). Por isso, práticas da cultura popular, mesmo por brincadeira, ferem o primeiro mandamento de honrar somente a Deus, o Único Senhor.

“A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição”. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2111.

 

Aos pés do Senhor do Tempo

A vida cristã ganha ritmo com o Ano Litúrgico. “Em cada festa há sempre a vitória de Cristo: na vida dos santos, na vida de Nossa Senhora ou na vida do próprio Senhor. O nosso ritmo de vida deve estar dentro dessa vivência com o Senhor, acompanhando a sua vida, celebrando cada dia com a Palavra de Deus”, explica padre Antonio. “Nós, cristãos, temos a graça de, como Comunidade Shalom, ter a graça do Réveillon da Paz, em todas as nossas missões, para entrarmos no Ano Novo de joelhos”, convida o padre que vai celebrar a Missa de Abertura do Réveillon da Paz da Missão de Fortaleza.

Leia também |“No Réveillon da Paz eu selei o meu compromisso com Deus”

É bom lembrar ainda que o Ano Novo está dentro do Tempo do Natal do Senhor. Enquanto o calendário marca um novo ano, quem estiver no Réveillon da Paz vai estar como São José e a Virgem Maria estão representados na cena do nascimento do Senhor: de joelhos, diante de Jesus. O padre ainda brinca: “nas superstições do mundo, se diz que você vai passar o ano seguinte do jeito que passar a última noite do ano. Então, que coisa boa se a gente passar o ano adorando o Senhor na Eucaristia!”.

Você quer viver essa experiência? Participe do Réveillon da Paz!

Leia também | Um novo amanhecer tem que ser aos pés de Jesus no Réveillon da Paz

Serviço

Réveillon da Paz 2023

Onde: CEU – Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão, Fortaleza – CE

Quando: 31 de dezembro de 2022

Horário: a partir das 18h

ENTRADA GRATUITA

Doe! Leve 1 quilo de alimento não perecível para doação às obras sociais da Comunidade Shalom.

Reserva de cadeiras, estacionamento e mais informações: http://www.reveillondapaz.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.