Notícias

Como viver o despojamento na Quaresma?

Pe Antônio Furtado apresenta alguns elementos que podem ajudar você a exercitar o desapego.

comshalom
Foto: Pexels

Um dos exercícios quaresmais é a esmola. E para vive-la bem a Igreja indica o caminho do despojamento. Padre Antônio Furtado explica que esta prática não se trata de descartar coisas que não nos servem mais. De acordo com ele, despojar-se é empobrecer-se de coisas que poderiam nos fazer falta.

O despojamento não é para que eu fique livre de entulhos que estão na minha casa e você pegue materiais que precisam ir para o lixo. Isso não é despojamento. Veja que o roteiro fala de começar pedindo o Espírito Santo, porque vai ter coisas que você vai olhar e aquilo vai doer”, explica.

Passos para o despojamento

O sacerdote cita o roteiro quaresmal da Comunidade Católica Shalom, “Do deserto à ressurreição”, que apresenta cinco passos para o despojamento quaresmal.

  • Oração
    “Para fazer o despojamento é importante começar pela oração, pedindo ao Espírito Santo que venha em seu auxilio, a fim de que nada venha a perturbar este momento de graça”.
  • Analisar
    “Em um clima de oração, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e analisar seus pertences e ver o que o Senhor pede que você se despoje”.
  • Louvar
    Depois de separar o que será despojado, é importante louvar a Deus porque o Espírito Santo agiu.
  • Organizar
    Por fim, selecione o material para levar para ações de Promoção Humana

Outra forma de viver o despojamento é doar alimentos não perecível a alguma instituição. A Comunidade Shalom estará recolhendo doações desse tipo durante o retiro de Semana Santa em todas as missões.  

Veja aqui a explicação completa do Pe. Antônio Furtado

Despojamento da Comunidade Shalom será destinado aos Espaços de Paz

Todos os anos, durante o período da Quaresma, os membros da Comunidade são chamados a viver o despojamento. Em 2024, o valor arrecadado será destinado aos Espaços de Paz. “Como comunidade, nós também motivamos em cada tempo da Quaresma a coleta em vista dos mais pobres, dos nossos serviços aos mais necessitados. É apenas uma lembrança daquilo que todos nós somos chamados a viver, o amor e o serviço aos pobres. Todos nós somos chamados a viver, tocar na carne sofredora de Cristo, na carne dos nossos amigos mais pobres“, explica a assessora de Promoção Humana, Jeovana Freitas.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Voluntariado SH (@voluntariadosh)

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2024

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.