Em formato de escola de evangelização, a Cia de Artes Shalom envia jovens em missão para anunciar o evangelho através da Arte. Quem se interessa em participarda quarta turma, no biênio 2015-2016, deve enviar material até 20 de janeiro
Manhãs de silêncio e oração e tardes e noites de estudo e apostolado. Assim será a rotina dos atores selecionados para participar da quarta turma da Cia de Artes da Comunidade Católica Shalom, em 2015 e 2016. Eles serão apresentados no início de fevereiro. Sediada em Fortaleza, a Cia nasceu em 2012, como concretização do desejo de anunciar o Evangelho com uma linguagem mais ousada. A isso se soma a experiência missionária oferecida aos membros, que ofertam dois anos de suas vidas em missão. Quem tiver interesse em participar, deve enviar ficha de inscrição e videobook até 20 de janeiro para artes08@comshalom.org.
A turma estreará novo espetáculo cujo enredo abordará aspectos da sexualidade humana e a experiência do Amor de Deus. O núcleo artístico é formado por jovens e adultos disponíveis integralmente para se dedicar a criação, estudo e produção de espetáculos, viajando por todo o Brasil e até mesmo a outros países. Nos anos anteriores, os integrantes passavam apenas um ano em missão. Em 2015, estendeu-se a duração da experiência.
A Cia tem agradado o público. Tendo estreado com o espetáculo “Encontro”, que marcou as celebrações de 30 anos da Comunidade Católica Shalom, em 2012, seguiu para os palcos da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com o musical “Lolek”. A peça, que narra a vida de João Paulo II, reuniu centenas de espectadores no Teatro João Caetano. Em seguida, a turnê passou por cidades do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, como Cachoeira Paulista (SP), onde se apresentou na Comunidade Canção Nova.
“A cada ano, percebemos que a fidelidade de Deus vai nos levando a crescer e a ousar mais. Acredito que do primeiro ano até hoje é grande a diferença. É uma grande alegria poder ver a obra de Deus na vida de tantos irmãos. Acho que este é o sentido: não apenas apresentar espetáculos, mas fazer com que as pessoas que estão dentro da Cia tenham uma experiência com Deus e o Carisma Shalom através da arte”, destaca Wilde Fábio Alencar, secretário de Artes da Comunidade Católica Shalom.
Seleção
Os requisitos necessários ao candidato a integrante da Cia é saber cantar, dançar, interpretar e desejar doar a vida na evangelização. As atividades da Cia terão início em março. Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail o quanto antes para artes08@comshalom.org, solicitando o edital e a ficha de inscrição. Receberão em seguida as orientações quanto ao material que deve ser entregue através do mesmo e-mail até 20 de janeiro.
Em espírito de oração, membros da secretaria de artes leem os questionários e assiste aos vídeos enviados pelos candidatos. Wilde Fábio explica que selecionar não significa exigir que as pessoas estejam totalmente “prontas”, pois o formato da Cia é de escola. Porém o candidato precisa possuir as características básicas para serem desenvolvidas e desempenhar bem a missão que será confiada. Clique aqui e assista às orientações.
Gratidão
“O fruto deste ano de missão na minha vida é a certeza de ser de Deus. Foi uma coisa que eu descobri: a autenticidade de ser de Deus, de querer ser de Deus, de mostrar para o mundo que ser de Deus é bom”, afirma Michael Matos, de 23 anos, integrante da Cia no ano passado.
Ao “Lolek”, que estreou na Jornada Mundial da Juventude, destinaram-se os esforços da Cia em 2014, ano da canonização de João Paulo II, a quem a Comunidade Católica Shalom tem carinho especial. Foi “aos pés” do pontífice que o fundador Moysés Azevedo decidiu dedicar sua vida e juventude à evangelização de toda a humanidade, especialmente dos jovens mais afastados de Cristo. Esta oferta foi expressa em uma carta entregue a João Paulo II em 9 de julho de 1980, quando o Santo Padre esteve em Fortaleza, no Brasil. Exatamente dois anos mais tarde, seria inaugurada uma lanchonete cujo objetivo era evangelizar, marco de fundação da Comunidade Shalom.
Emanuele Sales