A solidão e o abandono são fatores que intensificam os males dos idosos: problemas de saúde, diminuição da autonomia, dificuldades econômicas… “Amigos das Pessoas Idosas”, uma ONG de voluntários nascida em Barcelona, acredita que o melhor remédio para lutar contra esses problemas é a amizade, entendida como um vínculo nascido de um carinho que cresce entre duas pessoas. A amizade é livre, e livre é o vínculo compartilhado entre voluntários e idosos.
“A solidão não desejada continua sendo um dos grandes problemas de nossa sociedade. Trata-se de um problema invisível, já que as pessoas idosas sofrem isoladas dentro de suas casas. A solidão tem efeitos devastadores nas pessoas que sofrem”, afirma Albert Quiles, diretor da ONG.
“Consideramos que é possível mudar essa situação. Chegou o momento de dar um passo adiante para transmitir amizade, calor humano e dignidade a muitas pessoas idosas”, diz Quiles.
Natal em companhia
O Natal é uma das épocas do ano em que o sentimento de solidão dos idosos se agrava. A recordação das pessoas queridas que já partiram e os momentos de alegria vividos em família passam a ser apenas lembranças.
Para aliviar essa situação, o programa de voluntariado “Um Natal em companhia” mobiliza adultos e jovens para que aumentem as visitas às pessoas idosas durante as festas natalinas.
Passar um pouco mais de tempo com essas pessoas ajuda a diminuir o sentimento de solidão. O programa também promove que as famílias acolham um idoso em alguma refeição de Natal.
Segundo Albert Quiles, o problema da solidão dos idosos deve virar notícia, pois é um tema urgente que precisa ser enfrentado pela sociedade. “Nossa tarefa de sensibilização chega a vários âmbitos, como por exemplo as escolas. E deve ser um objeto da consciência cidadã de cada um”.
Fonte: Aleteia