“Aclamai o Senhor, ó terra inteira”, o salmo da liturgia deste domingo (14) deu início às comemorações do Carisma Shalom em Curitiba, parece marcar muito bem a missão da vocação na capital paranaense, assim como em toda a humanidade.
Ao longo desses anos, a Comunidade teve o Centro de Evangelização, as Casas Comunitárias em diferentes bairros ou endereços na cidade. Teve muitos missionários indo e vindo; eventos, acampamentos e retiros em diferentes formatos, também teve muitos grupos de oração ou células formadas por membros da Comunidade.
Além dessas “estruturas físicas”, a Missão tem como parte da história, a vida de muitos. Jovens, casais, crianças, adultos, muitas vidas foram alcançadas através do Carisma, “aqui, aprendi a acreditar na Misericórdia de Deus e que Ele pode transformar a nossa vida. Transformou minha família, meu matrimônio. Eu entendi o sentido do casamento através da vocação Shalom aqui em Curitiba”, relembra Flávia Debiasio, que conheceu a Missão há 14 anos e hoje é membro da Comunidade de Aliança.
Muita história para contar
As lembranças dão exemplos, e a vida dos missionários presentes hoje na capital paranaense mostra o quanto a essa história é bela, cheia de graças, amizades, namoros, casamentos, filhos, vocações discernidas. Contudo, como afirmou o baluarte da vocação Shalom, São Francisco de Assis, “irmãos, comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos”.
Ainda há muito a ser feito, ainda há muitas pessoas a serem evangelizadas, “o Shalom me ajudou a ser mais grata a vida, deu um sentido novo de servir a Deus. E hoje, eu celebro a vida comunitária como nunca celebrei em outro lugar”, relata a jovem, Ana Clara Zanoni, que começou a participar das atividades da Missão no acampamento de jovens (Acamps South) realizado no início deste ano.
Presença de Suely Façanha
A missionária da Comunidade Shalom e cantora, Suely Façanha, participou deste momento de festividade, apresentando seu novo projeto “Vivo de Misericórdia”, no EP, compartilha a luta enfrentada e vencida contra o câncer, levando a Esperança e Misericórdia de Deus a todos que passam por tais desafios em suas vidas, “podemos aproveitar as situações da vida para fazer atos de amor a Deus, até mesmo naquelas situações que custam mais”, expressa Suely.
Presente nesta data especial para a Comunidade em terras curitibanas, a cantora dá um conselho para essa “jovem missão” de 23 anos: Olhar para esses 23 anos, perceber o que foi bem vivido, o que não foi. E se projetar para o futuro a partir de tais percepções, para tentar não errar de novo e reforçar aquilo que deu certo. Na verdade, este é o caminho para a vida de todos nós.
Marcia Elizandra Faustino
Missão de Curitiba/PR