Shalom

Comunidade Católica Shalom “Em missão com Pedro”

Moysés Azevedo participa neste 22 de junho do Encontro Anual com os moderadores promovido pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida

comshalom

Aconteceu, no dia 22 de junho, o encontro anual dos moderadores de associações, movimentos eclesiais, novas comunidades e outras entidades promovido pelo pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida . O encontro deste ano tem como tema: A Apostolicidade, coração da identidade dos movimentos.

O encontro recorda o 25º aniversário do primeiro Congresso Internacional dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, organizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, que terminou, naquela ocasião, com uma solene Vigília de Pentecostes na Praça de São Pedro, com o Papa João Paulo II, a 30 de maio de 1998.

Depois do Concílio Vaticano II, a Igreja viu o florescer de novos carismas e movimentos, dando início, assim, a um novo caminho de comunhão. No seu discurso, o Papa João Paulo II declarou que “os movimentos reconhecidos oficialmente pelas autoridades eclesiásticas propõem-se como formas de auto-realização e reflexos da única Igreja. O seu nascimento e a sua difusão trouxeram à vida da Igreja uma novidade inesperada, e por vezes até explosiva”

“Uma novidade inesperada, e por vezes até explosiva”

O objetivo do encontro e da reflexão que se seguirá é enfrentar com audácia e criatividade os desafios deste tempo de mudanças epocais, para repensar estruturas, estilo e métodos de evangelização das realidades agregadoras, sem faltar generosidade e coragem.

A proposta é refletir sobre o “posicionamento teológico” dos movimentos, um tema que o então Card. Joseph Ratzinger ilustrou na sua conferência no Congresso: um contributo de grande relevância eclesial que conservou toda a sua atualidade e que hoje pode iluminar o caminho e os desafios que as associações e os movimentos vivem.

 25 anos depois 

Os trabalhos do dia foram divididos em duas partes: pela manhã, após a introdução do Card. Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério, o P. Paolo Prosperi, da Fraternidade Sacerdotal dos Missionários de S. Carlos Borromeu, recordou o caminho feito pelos movimentos nos vinte e cinco anos desde aquela conferência, tendo em conta o Magistério e os desafios atuais. 

À tarde, a audiência será dedicada aos testemunhos dos participantes, convidados a falar sobre o modo como nestes anos acolheram e viveram o desafio da vida apostólica.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.