Formação

Comunidade: Dom e Graça do Espírito

comshalom

Deus é:
· Amor
· Trindade, um só Deus, uma só natureza divina em três pessoas, uma comunhão de amor.
Gênesis 1,26 – Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. “Não é bom que o homem esteja só.”

Deus não pensou no homem como um ser solitário!
O homem foi criado para uma comunhão de amor, para viver em comunidade. A história do povo de Deus! Deus chamou homens para conduzir o povo a imagem e semelhança de Deus comunhão. Viver em comunidade é para todos os homens.

O que é a Igreja?
Deus pensou na Igreja como uma comunidade. Porém… O pecado entrou no mundo para dividir o homem de Deus, de si mesmo e do seu irmão. Quebrou a unidade interior do homem e nos incapacitou para amar desinteressadademente.

No entanto…. Jesus veio nos salvar, nos reconciliar com Deus, com o próximo, consigo mesmo.
Capacitando-nos a amar de novo. Retorno ao projeto original de Deus

Nosso mundo atual não nos estimula para viver em comunidade: individualismo, egoísmo, fechamento. Minha individualidade deformada e absolutizada; torno-me o centro de todas as coisas! Temos medo de comunhão porque temos medo de nos perder. No fundo, não nos temos. Queremos saber do outro quando o outro ou algo nos interessa.

A obra de salvação chega à sua plenitude na comunhão cristã, crescendo em unidade com Deus, consigo próprio e com os irmãos. Ser comunidade não é uma entre muitas formas de ser cristão, mas a única forma de ser cristão. O cristianismo é essencialmente comunitário. Nas comunidades novas, somos chamados a viver em comunidade de maneira mais radical.

Ser comunidade é um chamado para todo cristão (Jo 17,1-21). Porém…. Não conseguimos viver esse ideal contanto apenas com nossas próprias forças. É Deus quem nos sustenta.

Dentro da RCC, Deus tem inspirado Comunidades, extensões mais especificas do grande chamado feito a todos os batizados de viverem em comunidade.

– Surgem da oração e do discernimento.
·- Existem para estar a serviço da Igreja e não em função de si mesmas.
– Devem passar por um processo de discernimento no inicio, não abafa-la, nem enche-la de normas, mas discerní-la e isso leva tempo…
– Não são grupos de oração crescidos; Comunidade não é um produto natural de um grupo de oração de muitos anos, com se fosse natural e obrigatório todo grupo de oração “virar” comunidade. É um chamado especifico de Deus. Não é um invenção humana.
– São diferentes entre si, embora as oriundas da RCC tenham pontos em comum derivados que são da mesma graça.
– Se não nascem do coração de Deus não subsistem. Ex: Arca de Noé (Gn 6,11; 8,19) Babel (Gn 11,1-9).
– Vão se formando gradativamente. A fidelidade presente atrai a benção futura.

É importante entender a Renovação Carismática como uma graça e não como uma estrutura. Graça dada para a Igreja. Na definição de nossa comunidade perdemos pessoas que não se identificam com a proposta. Não tem como uma comunidade crescer em quantidade e qualidade sem vida de oração pessoal e comunitária. Comunidade sem oração não é comunidade, mas uma obra de serviço à Igreja. Essa oração, centrada em Cristo, acontece ao redor do carisma ou da oração normativa da Igreja.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.