No dia 13 de março de 1983, São João Paulo II deu um presente para os jovens do mundo inteiro. Ele inaugurou, a poucos passos da Praça de São Pedro, no Vaticano, o “Centro Internacional Juvenil San Lorenzo”: um espaço de peregrinação, acolhida, encontro, oração e evangelização para todos os jovens que chegam à Cidade Eterna.
O Centro San Lorenzo está localizado junto à antiquíssima basílica de San Lorenzo in Pisciubus, dedicada ao santo mártir romano do século III, São Lourenço, na Via Pfeiffer 4, a pouquíssimos metros do Vaticano.
São João Paulo II, amigo e pai dos jovens, quis erguer este belo sinal em Roma, no “coração da Igreja”, instituindo um Centro Internacional dos Jovens e para os Jovens, escolhendo guardar ali dois grandes “tesouros”: a Cruz original e o Ícone Mariano das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). São João Paulo II expressou na homilia de inauguração que o Centro San Lorenzo é um lugar onde reina a Cruz de Cristo, Sinal da Graça e da Redenção, despertando em todos os seus visitantes a “sensibilidade pela realidade de Deus.” O Centro São Lourenço nasce, então, como um “farol” e um ponto de referência para os jovens do mundo inteiro que, como peregrinos em Roma, podem escutar a Voz de Deus e reabastecer as forças para abraçar a própria vocação e missão.
O “Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida”, órgão do Vaticano responsável direto pelas Jornadas Mundiais da Juventude e pelo Centro São Lourenço, pediu à Comunidade Católica Shalom para assumir, neste ano de 2018, os trabalhos de animação e administração do Centro, em vista de levar adiante a especial missão que este lugar tem junto à Juventude. Nascida em meio aos jovens e para os jovens, a Comunidade Shalom recebe com alegria este dom e esta missão, colocando o próprio Carisma e a própria força missionária a serviço da Igreja, em vista da evangelização dos jovens e dos povos.
Se por um lado o Centro San Lorenzo é um presente do Papa João Paulo II aos jovens, por outro podemos dizer que a própria Comunidade Shalom é fruto de um “presente”, da “oferta de vida” de um jovem ao Papa. Moysés Azevedo, com 20 anos de idade, ofertou sua vida e juventude a Deus e à Igreja comprometendo-se em evangelizar os jovens, especialmente aqueles mais distantes de Cristo e da Igreja. Hoje, a Comunidade Shalom é um “povo em movimento”, jovens, celibatários, sacerdotes, famílias, todos dedicados à evangelização dos jovens e dos povos. A Comunidade acolhe esta novidade, portanto, de coração aberto, vendo nisto um grande sinal da Providência e da condução de Deus na sua vida e missão.
São João Paulo II dizia que “este Centro depende do melhor de vós e pode consolidar o melhor de vós (…) a vossa atenção e o vosso serviço desinteressado aos jovens provenientes de várias partes do mundo, levar-vos-á inevitavelmente a desvelar aos vossos interlocutores o vosso mundo interior.” Para o serviço nesta nova realidade, um grupo de missionários da Comunidade Shalom assumirá os trabalhos ordinários e extraordinários de animação e administração do Centro, acolhendo os peregrinos e organizando as atividades evangelizadoras, pastorais e litúrgicas do mesmo. Sendo também um espaço missionário e de comunhão eclesial, o Centro abrigará o núcleo de missionários que compõem o Escritório Internacional da Comunidade (Assistência Internacional Shalom), setor responsável pela irradiação internacional do Carisma Shalom, pela implantação missionária da Comunidade por entre as nações e pelas relações da Comunidade com a Igreja do mundo inteiro, que agora terá ali a sua nova sede de trabalho e serviço.
Desde os primeiros anos de funcionamento do Centro, a Communauté de l’Emmanuel (Comunidade Emmanuel), originária da França, tem assumido com muito empenho e espírito evangelizador os seus trabalhos ordinários. Na quarta-feira, 27 de junho, haverá uma missa solene presidida pelo Padre Alexandre Awi Melo (secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida), na própria Basílica de San Lorenzo, em ação de graças pelo serviço que esta Comunidade prestou ao Centro e já confiando à Comunidade Shalom a nova etapa missionária a ser vivida ali.
A Comunidade Shalom reabrirá o Centro San Lorenzo e dará início oficial à sua presença e atividades no próximo dia 1º de Outubro, memória litúrgica de Santa Teresa de Lisieux, a santa que é ao mesmo tempo Co-Padroeira das Missões e à intercessão de quem a Comunidade Shalom confia de modo especial o seu apostolado com os Jovens.
Vale lembrar que a Igreja vive um particular tempo de graças, no qual se volta de forma muito especial para os Jovens. Um grande sinal deste “tempo da Juventude” é o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá exatamente no mês de outubro deste ano, com o tema “Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional”. No mês do Sínodo, a Comunidade Shalom já estará presente e atuante no Centro San Lorenzo, acolhendo e animando os Padres Sinodais e todos os jovens presentes em Roma.
“Pusestes-vos ao serviço do Centro Internacional em atitude mariana, com generosidade, sem poder medir todo o alcance deste empenho. Fizeste-lo, impelidos pelo Espírito Santo, prontos a içar as velas para que o Espírito de Deus vos conduza segundo a sua vontade.” (São João Paulo II, 13 de março de 1983).