A Comunidade Católica Shalom a convite do reitor do Seminário de São Paulo, Rui Teixeira, passa a ingressar o quadro de professores do ano letivo de 2018/2019 , na Diocese de Setúbal em Portugal, com o responsável local da comunidade Messias Albano, que ministra o curso de Formação Humana.
Messias ingressou ao Shalom aos 20 anos de idade, formou-se em Filosofia e tornou-se membro consagrado da comunidade fazendo os votos perpértuos no celibato, dedicando sua vida inteiramente ao serviço religioso.
O curso vai funcionar em quatro módulos a abordar o caminho “Ordo Amoris”, que nada mais é o auto conhecimento do homem, uma experiêcia de cura da auto-imagem num encontro consigo mesmo e com Deus.
O Padre Carlos Silva, vice-reitor do seminário, destaca a contribuição da comunidade e privilegia a leitura de história de vida de cada seminarista, “A pessoa é confrontada com a vocação que tem ou que não tem para o sacerdócio”. E realça que deste modo é possível preencher determinadas “fragilidades” ou “lacunas” de forma mais eficaz e “em tempo propício”.
O Seminário de S. Paulo de Almada conta com 15 seminaristas, 3 dos quais a frequentarem o ano propedêutico, que é como que um “ano zero” que antecede o início dos estudos acadêmicos no curso de Teologia.