Institucional

Comunidade Shalom celebra hoje Santa Teresa d’Ávila

comshalom

Teresa_of_Avila_dsc01644Proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI em 1970, por seus pensamentos, pregações, escritos e forma de vida, Santa Teresa de Ávila celebrada hoje por toda Igreja, também é coluna e baluarte da Vocação Shalom.

Com espírito corajoso e de olho na eternidade, ainda pequena tentou fugir de casa com seu irmãozinho pedindo a Deus que pudessem dar a vida por Cristo, pois tamanha era sua admiração pelos Santos Mártires. Desde então, Teresa de Cepeda e Ahumada, começou a trilhar um itinerário espiritual, um caminho de perfeição, deixando-se amar por Deus.

Reformadora do Carmelo e com “determinada determinação”, a Santa fundou vários conventos ensinando, inspirando e levando a grande novidade, a  importância da oração. “Santa Teresa d’Ávila é uma grande mestra da oração, ela nos motiva a orar”, diz Maria Lúcia, membro com Promessas Definitivas na Comunidade de Aliança. “Somos despertados para o Senhor, convidados a entrar em sua intimidade”, complementa.

Santa Teresa em suas missões foi uma grande propagadora de São José, pois assim como ele, Teresa vivia da providência. A maioria dos conventos fundados, levaram o nome do santo. “Quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo”, escreveu Teresa que tinha várias experiências pessoais das graças que alcançava.

Conta-se que após sua bem-aventurada morte em 1582 com 67 anos, autoridades Eclesiais mudaram em alguns conventos o título de São José para o de Santa Teresa. Aparecendo subitamente em Ávila  à  venerável Maria Isabel de S.Domingos, muito indignada, a monja Carmelitana lhe intimou que pedisse ao Padre Provincial que restituísse a São José os títulos dos conventos.

Em seu livro Castelo Interior, Teresa de Jesus nos leva a abrir sete portas e em cada porta aos poucos vamos descobrindo um verdadeiro itinerário de oração. Um tratado de amor. É tão forte para a Vocação Shalom seus ensinamentos, que faz parte da riqueza espiritual da Comunidade celebrar este dia solenemente, conforme os Estatutos da Comunidade Shalom.

Como “filhos da Igreja”  vivamos a alegria de saber que “Só Deus Basta!”

Leia mais:

Santa Teresa, Mestra da Oração

Influência de Santa Teresa D’Ávila na Espiritualidade da Vocação Shalom

 

Ângela Barroso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.