Institucional

Comunidade Shalom celebra hoje São Francisco de Assis

comshalom

SãoFranciscofrancisco1“Onde houver trevas, que eu leve a luz!”, clama o Santo em sua mais conhecida oração ao Mestre Jesus. E é nesse espírito de missão, de levar luz as trevas que celebramos hoje o baluarte e coluna da vocação Shalom, São Francisco de Assis.

Francisco conhece a Palavra de Deus na prisão. Em processo de conversão, descobre que sua grande meta de vida era ser um com Cristo através da humildade o fundamento da oração. Com esses exercícios espirituais, ele não precisava abrir a boca para expulsar o demônio e muitas vezes saía aos redores da praça caminhando em silencio, evangelizava com a própria vida.Como missionário foi aos povos distantes levando fé onde havia dúvidas.

Toda sua vida foi evangelizadora e de intensa vida de oração a tal ponto de se configurar a Cristo Jesus recebendo os estigmas em 14 de Setembro de 1224 no dia da festa da Exaltação da Santa Cruz.“Tudo em São Francisco evangeliza” diz Nicodemos que teve a graça de ir a Assis duas vezes.

A pobreza, amor esponsal, menor idade, oração, vida fraterna e penitencia são alguns aspectos da vida do Santo que se apresentam na espiritualidade Shalom , “renovar estes dons e o amor a cruz de Cristo no dia de hoje nos leva o uma grande celebração”,comenta Nicodemos Costa membro da Comunidade de Vida e compositor .Para ele em especial, “ a vida de louvor é o aspecto mais forte na vocação” complementa.

A inspiração de São Francisco como baluarte e coluna da vocação Shalom, deu-se inicialmente pelo filme Irmão Sol Irmão Lua e pela leitura do livro Irmão de Assis, no início da fundação do Shalom, quando Moysés Azevedo teve uma experiência única. Foi tão forte que quase todos os Sábados o filme passava na Comunidade para que todos pudessem de alguma maneira se espelhar na vida de Francisco.

Cavaleiro da pobreza e grande mendigo de Deus, Francisco é um exemplo de perfeição e santidade. Seguindo essa via do amor esponsal a Cristo, que nós possamos levar alegria onde houver tristeza, verdade onde houver erro, esperança onde houver desespero que possamos em fim, sermos instrumento de vossa Paz. Um Francisco para os outros.

Hoje logo mais á noite, em Fortaleza, o Shalom da Paz em Assembléia Comunitária, celebra em ato litúrgico a alegria e o louvor de S.Francisco.

Leia mais sobre a influência franciscana na Vocação Shalom aqui.

Angela Barroso

“Com você podemos fazer mais. Clique aqui e ajude-nos!”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.