“O sacerdote não é sacerdote para si, mas para vós”. – São João Maria Vianney
Pela imposição das mãos e pela oração consecratória do Arcebispo de Fortaleza Dom Gregório Paixão, OSB, os missionários da Comunidade de Vida Shalom Matheus dos Santos Braga e Victor Macêdo Hernández foram ordenados sacerdotes nesta última sexta-feira, 23, em solene Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, foram ordenados 11 novos presbíteros para a Arquidiocese.
Eles escolheram a melhor parte
Como cumprimento da profecia da Revista Escuta 2022 da Comunidade Católica Shalom, que afirma: “Deus quer gerar novos padres para a Igreja”, os missionários, agora neossacerdotes, são chamados a servir com misericórdia, recordando sempre o grande tesouro, Jesus Cristo, pelo qual eles deixaram tudo, conforme ressaltado por Dom Gregório, OSB, durante sua homilia.
“Ao longo dessa semana, em meio a tantos trabalhos, uma comissão dos diáconos que estão aqui se dirigiu a minha casa para entregar um presente, está casula que estou vestida e a mitra. E eu percebi no olhar deles de algum modo, o olhar de filhos que queriam presentar seu pai pela primeira vez. Eles se uniram para que esse tesouro chegasse até mim, como uma recordação ao longo da minha vida. Eles queriam me revestir para que eu pudesse transmitir para eles o melhor, uma graça, que inegavelmente, é um tesouro, que eles conseguiram adquirir vendendo tudo aquilo que possuíam. Aquele que experimenta a misericórdia em sua existência é capaz de tudo deixar, uma experiência já experimentada que deve ser transmitida, (…) o tesouro é tão grande que nós queremos que todos participem dessa mesa, que ela seja farta, feliz.”
Dom Gregório, OSB, ainda ressaltou, a importância de manter a proximidade com Deus e com os irmãos, lembrando do maior presente recebido pelos novos presbíteros:
“Vocês recebem uma missão, a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, a imagem do Senhor que nos vem através da visa dos irmãos e, ao mesmo tempo, uma alegria muito grande, renovando a nossa fé, aquilo que Deus nos deu. Com a certeza de que vale a pena vender tudo para servir Nosso Senhor Jesus Cristo. (…) Jamais sai da memória de vocês o compromisso de serem homens de oração. Que Deus vos abençoe nessa longa jornada e longa missão, contem sempre com o Senhor, que todos os dias vocês vendam alguma coisa para, assim, experimentar a pedra preciosa: Nosso Senhor jesus Cristo.”
O Arcebispo, como tradição, finalizou sua homilia com uma história para exortar os neossacerdotes. Na narrativa, Dom Gregório, OSB, contou sobre um pai de família que resolveu levar seu filho a região montanhosa. Enquanto passava pelas montanhas, o menino tropeçou e disse: “Ai!”, e, imediatamente, ele ouviu a palavra “Ai!” Ele nunca havia ouvido algo parecido, e várias vezes falou com a voz, enquanto esta retornava com as mesmas coisas que ele havia falado. Assim, o garoto correu e abraçou seu pai, dizendo: “Pai, o que é isso?”, seu pai disse: “As pessoas chamam de eco, mas, na verdade, isso se chama vida. Se você lança boas palavras, voltaram boas palavras, se você lança Deus, ela vai lhe devolver a graça dEle”.
Ao final da história, o Arcebispo disse:
“Lancem para fora o que vocês querem retornar, lancem pela graça de Deus o que vocês desejam receber dela. Os antigos já diziam, ‘Palavras geram pensamentos, pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram comportamentos e comportamentos resultados’. O tesouro a ser lançado por vocês é Jesus Cristo!”
Presença da família Shalom
Estiveram presentes na ordenação sacerdotal o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, assim como irmãos das Comunidade de Vida e de Aliança, e familiares dos novos sacerdotes. Todos estiveram juntos para celebrar este momento de concretização das vocações sacerdotais em favor do povo de Deus.
Veja alguns momentos da ordenação presbiteral:
A cerimônia foi repleta de emoção e alegria, envolvendo todos os fiéis presentes e a Comunidade Shalom. Com grande júbilo, a Comunidade oferta os novos padres ao povo e à Igreja com a missão de transbordar a misericórdia de Deus pelo mundo.
Primeiras Missas públicas dos neosacerdotes
Pe. Matheus dos Santos Braga, CCSh
Lema sacerdotal: “O Senhor é a parte da minha herança”, Sl 15,5.
Shalom da Paz, Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota – Fortaleza – CE
Dia 31/08/24 – 18h
Pe. Victor Macêdo Hernández, CCSh
Lema sacerdotal: “Jesus fixou nele o olhar, amou-o”, Mc 10,2.
Shalom da Paz, Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota – Fortaleza – CE
Dia 01/09/24 – 18h
Veja o testemunho dos dois novos sacerdotes
Padre Matheus: Sentia um apelo da parte de Deus que eu fosse todo d’Ele
Padre Victor: Do medo de Deus ao desejo de tudo ofertar por amor