Shalom

Comunidade Shalom participa de abertura do tríduo de Nossa Senhora da Assunção

comshalom

catedralEm preparação para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza, no próximo sábado, 15, está sendo celebrado o tríduo na Catedral. Na última quarta-feira, 12, foi realizada a abertura dos três dias de celebração com o hasteamento da bandeira e a santa missa, presidida pelo responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza, padre Sílvio Scopel, e concelebrada pelo padre Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral de Fortaleza. A homilia foi do diácono Edie Bethlem, missionário da Comunidade Shalom.

O diácono comparou o tríduo em preparação para a festa e a Caminhada com Maria no próximo sábado à peregrinação do povo judeu com Moisés rumo à terra prometida. “Queremos com Maria encontrar a terra prometida. Em Maria, nela e com ela, queremos percorrer essa estrada, confiando-nos a ela nesse caminho de conversão, salvação e libertação da nossa escravidão”, destacou.

Ele destaca que a Moisés não foi permitido entrar na terra prometida, mas apenas contemplá-la. Já Maria foi a que por primeiro entrou na terra prometida a todos nós: o céu. “Somos convidados a imitar Jesus e olhar para Maria, para o que ela viveu. É certeza do céu, da terra para a qual somos chamados.”

Ainda durante a homilia, o diácono Edie lembrou as palavras do Papa Francisco. O Santo Padre lembra que, apesar de sabermos que Deus nos criou para o céu, somos tentados a achar que não chegaremos à eternidade. “Mesmo que saibamos que todos fomos criados para o céu, não acreditamos e chegamos a dizer que no máximo chegaremos ao purgatório. Não! Você foi criado para o céu. A meta é alta mesmo.” Ele disse ainda que Deus não se cansa de nos perdoar; por isso, não podemos deixar de pedir perdão, de implorar a misericórdia de Deus.

No Evangelho, um tema citado é o da correção fraterna. “É um dom que Deus nos deu, mas talvez pouco usado por nós. Precisamos ajudar nossos irmãos e exortá-los na caridade”, disse o diácono. Ele explicou que todos devem estar abertos para quando os irmãos os corrigem para melhor seguir na vontade de Deus. Maria é a primeira a fazer em nós a correção fraterna. “Ela nos diz: não tira os olhos de Deus, olha o perdão. É ela que nos ensina a trilhar o caminho de Jesus de forma mais perfeita.”

Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.