O X Encontro Mundial das Famílias será realizado em Roma nos dias 22 a 26 de junho. Esta edição terá como tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, escolhido pelo Papa Francisco. O evento é organizado pela Diocese de Roma e pelo Dicastério para os Leigos, Família e a Vida. O Brasil será representado por uma delegação composta por 33 pessoas.
O casal missionário João Edson Queiroz e Goretti Queiroz e o sacerdote da Comunidade de Vida Padre Silvio Scopel, Assistente Local de Fortaleza, participarão do Encontro Mundial representando a Comunidade, além de alguns membros da Missão Shalom em Roma, que irão servir no ministério de música em alguns momentos da celebração.
Comunidade Shalom no Encontro Mundial
Para João Edson Queiroz, Assistente Geral da Comunidade Shalom, é uma honra participar deste evento. Ele explica que neste ano será bem diferente dos eventos anteriores, devido a pandemia. Nesta edição, serão apenas três representantes de cada movimento, pastoral, realidade eclesial e diocese do mundo inteiro. “Para nós, é uma honra muito grande representar a Comunidade Shalom e de modo particular as famílias da Obra, da Comunidade de Vida e Aliança“, conta João Edson.
De acordo com o missionário, eles irão participar e rezar por todas as famílias da Comunidade. “Iremos colocar como intenção nos momentos de oração e nos encontros com o Santo Padre, todas as famílias da Comunidade e da Obra Shalom para que, nesse ano que o Encontro é multicêntrico e difuso, essas graças sejam derramadas também sobre nós e sobre todas famílias Shalom que estarão reunidas no mundo inteiro e estarão acompanhando, de alguma forma”, explica.
De acordo com Goretti, participarão do encontro cerca de dois mil delegados de 120 países. “O congresso pastoral terá momentos de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial. Então com certeza também será uma oportunidade de conhecer e discutir novas propostas para a evangelização das famílias”, acredita. Segundo o Dicastério, essas pessoas foram convidadas pelas conferências episcopais e pelos sínodos das igrejas orientais.
Deste modo, atendendo ao pedido do Pontífice, neste ano, a Comunidade Shalom se reúne em Fortaleza para realizar o Congresso das Famílias Shalom , nos dias 25 e 26 de junho, para que assim, os participantes vivenciem da mesma graça do Encontro Mundial.
Leia também| Participe do Congresso das Famílias Shalom 2022
Histórico do Encontro das Famílias
O Encontro Mundial das Famílias é uma iniciativa do Papa João Paulo II, em 1994. Naquele ano, as Nações Unidas haviam declarado o “Ano Internacional da Família” e o Pontífice quis celebrar também na Igreja a ocasião. A primeira edição foi realizada em Roma nos dias 8 e 9 de outubro daquele mesmo ano.
Ao contrário das edições anteriores, o congresso não terá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial, segundo Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.
Agora, a pedido do Papa Francisco, o evento acontecerá simultaneamente nas dioceses e comunidades espalhadas pelo mundo. Tudo isso para que elas possam se sentir protagonistas em um momento que ainda é difícil estarem todos reunidos no mesmo lugar, por conta da pandemia.
Programação
O Dicastério e a diocese de Roma orientam uma programação comum para todos os encontros locais: abertura, adoração eucarística, Santa Missa, palestras, testemunhos, celebração festiva com as famílias e o encerramento, “sempre guardando o espírito de liberdade e criatividade das dioceses”, como diz a Comissão Central do evento em nota à imprensa.
Já em Roma, serão realizadas as seguintes conferências:
- Igreja Doméstica e Sinodalidade;
- Amor em família, maravilhoso e frágil
- Identidade e missão da família cristã
- O catecumenato matrimonial
- A família, o caminho da santidade.
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Em 2016, o Papa Francisco instituiu o Dicastério para os leigos, a família e a vida, reunindo as competências e funções, até então, pertencentes ao Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família.
Deste modo, “o Dicastério é competente nos assuntos que são pertinentes à Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos leigos, para o cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, segundo o desígnio de Deus e para a proteção e o apoio da vida humana”, lê-se no estatuto do organismo.
Compõem o Dicastério o prefeito (Cardeal Kevin Farrel); secretário (Padre Alexandre Awi Mello); subsecretária para os leigos (Dra. Linda Ghisoni); subsecretária para a família e a vida (Dra. Gabriella Gambino); o “capo ufficio” Padre João Chagas; membros, dentre eles Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom; e consultores.
A expectativa deste encontro é que se “retome a questão da vida familiar, como sempre diz o Papa Francisco. Este é o tema central da Igreja neste momento: matrimônio e vida familiar. É aqui que devemos focar nossa atenção. Fazemos exatamente como o Papa nos pediu, para incutir uma nova vida nele”, sinaliza o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Mensagem do Papa para o Encontro Mundial das Famílias
O evento será realizado em Roma e contemporaneamente em todo o mundo, por isso Francisco agradece aos bispos, párocos e agentes da pastoral familiar que convocaram as famílias para momentos de reflexão, celebração e festa.
“Agradeço sobretudo aos esposos e às famílias que darão testemunho do amor familiar como vocação e caminho de santidade. Bom encontro!”
Serviço
X Encontro Mundial das Famílias– O amor na família: vocação e caminho de santidade
Quando: 22 e 26 de junho de 2022
Local: Roma, Itália