A Comunidade Católica Shalom, desde sua fundação, tem especial atenção aos mais pobres e vulneráveis. Nos 42 anos da vocação, movidos pela missão de anunciar o Evangelho, pelo apelo do Carisma e em unidade com a Igreja, a Comunidade realiza, pela primeira vez, quatro expedições missionárias de maneira simultânea, enviando jovens, adultos e famílias ao encontro dos que mais precisam em Madagascar (África), Chaves (PA), Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Grande do Sul (RS).
Todas as expedições visam levar tanto profissionais de áreas como saúde e educação quanto não-profissionais para prestar serviços de cunho espiritual, social e humano aos que mais necessitam. Para cada local, um grupo de missionários foi enviado: ao Cruzeiro do Sul, os jovens; a Chaves, as famílias; a Madagascar e ao Rio Grande do Sul, jovens e adultos.
Encontrando o rosto de Jesus
A Expedição Madagascar 2024 acontece de 2 a 22 de julho na cidade de Antsiranana, ao norte do país africano, onde mais de 20 voluntários prestam serviços nas áreas de saúde, educação, artes, religião, comunicação e marketing, além de ações evangelizadoras.
A ilha de Madagascar está situada no sudeste da África, sendo um dos países com maior índice de pobreza do mundo, segundo o Banco Mundial. A instituição afirma ainda que mais de 80% da população vive com menos de dois dólares por dia.
Há 16 anos a Comunidade está em missão na ilha, promovendo oficinas de profissionalização, encontros de oração, almoços beneficentes e atividades voltadas para pessoas de diferentes idades.
Os jovens e os pobres
Esta é a primeira expedição missionária da Comunidade Shalom na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre. A expedição composta por jovens voluntários tem o intuito de contribuir com as atividades sociais e ações de evangelização no Espaço de Paz, junto a missão de Cruzeiro do Sul.
A expedição acontece de 03 a 20 de julho e faz parte de uma série de comemorações dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus. Por meio dela, o PJJ proporciona à juventude Shalom a experiência do envio missionário e do serviço.
Durante a expedição os voluntários estão hospedados em residências de famílias que participam da obra Shalom. As refeições acontecem em ambiente comunitário da Comunidade.
Famílias em missão
A Comunidade já realiza expedições para Chaves, na Ilha do Marajó, contudo, esta é a primeira vez que uma edição reúne as famílias. O objetivo é fazer com que outras famílias da região tenham contato com famílias missionárias e conheçam seus testemunhos, mostrando que é possível buscar a santidade em família, fortalecendo o valor do matrimônio, dos filhos e da educação cristã. A expedição acontece de 01 a 16 de julho.
>> Clique aqui para seguir o canal da Comunidade Católica Shalom no Whatsapp
Amigos do Rio Grande do Sul
A Expedição Shalom Amigos do Rio Grande do Sul (RS) tem caráter de urgência, sendo uma resposta da Comunidade Shalom ao apelo da Igreja por ajuda material e também espiritual à população gaúcha que sofre com as consequências das enchentes. Foram enviados três grupos de missionários para prestar serviço junto a Diocese Nova Hamburgo. A expedição acontece até 30 de julho.
Padre Rafael Araújo, missionário da Comunidade de Vida, esteve nas expedições para o RS e conta sua experiência:
“É impressionante ver no coração de algumas famílias um olhar lacrimoso de dor, mas um olhar de confiança para recomeçar e, às vezes, é buscando as coisas simples: um abraço, uma partilha, onde a gente vai conversar com as pessoas, partilhando das suas próprias experiências e ali reencontrando o sentido da vida deles.”
Ver essa foto no Instagram
O encontro que transforma
Jeovana Freitas, missionária da Comunidade de vida e assessora de Promoção Humana, está em Madagascar e fala sobre o movimento missionário das quatro expedições. Para ela, a maior expressão está no encontro:
“Uma das marcas das nossas expedições é o encontro. Primeiramente, a experiência do encontro com Jesus que se esconde nos mais frágeis, mas também o encontro de uns com os outros, com novas culturas, com a realidade local; encontro com o Carisma.”
Para a missionária, a experiência do voluntariado é a experiência do bom samaritano que vai, com gratuidade, ao encontro do Cristo que sofre. Ela deixa uma mensagem para aqueles que também desejam partir como voluntários em futuras expedições missionárias:
“Se realmente Deus coloca no seu coração aquela semente, vem conosco e venha fazer essa experiência, porque nós podemos chegar mais longe através do seu sim, através dos seus dons, através do teu serviço, da tua gotinha no oceano. Mas tenha certeza que ela pode fazer a diferença. Bendito seja Deus pelo sim feliz de cada voluntário.”
LEIA TAMBÉM | Por que ser um voluntário Shalom?
Seu sim, mesmo longe, pode mudar vidas
Sua oferta, perto ou longe, pode alcançar aqueles que precisam e ser instrumento para que Deus os salve. Embarque conosco neste movimento missionário de amor e lance suas redes em vista da evangelização e do socorro aos irmãos.
Por meio do projeto “Lançai as Redes”, você contribui com as ações realizadas nas expedições missionárias, potencializando a ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom em todo o mundo.
Saiba mais no site: doeshalom.org.
A sua doação transforma vidas! Doe agora.