A Comunidade Católica Shalom realizou a primeira de quatro catequeses na JMJ Lisboa 2023, nesta manhã de quarta-feira (2), na Igreja São Pedro do Prior Velho. Com o tema “Maria recebeu e saiu apressadamente para a montanha”, 1500 jovens lusófonos se reuniram no encontro de hoje, ministrado pelo missionário da comunidade de vida Sândalo Júnior.
Leia também| Primeiro dia de Halleluya Lisboa tem presença do The Sun
Os encontros “Rise Up”, nome dado às catequeses nesta edição da JMJ, acontecem nas manhãs até o dia 4 de agosto. As palestras acontecem em igrejas próximas aos locais de acolhimento dos peregrinos, disponíveis em 30 idiomas. O conteúdo das formações gira em torno da passagem da visitação, abordando temas como ecologia total, amizade social e misericórdia.
Ser como Maria
Para Sândalo Junior, consagrado da Comunidade de Vida Shalom que foi um dos responsáveis pela catequese do dia, é preciso ter uma vivência do evangelho para imitar a Virgem Maria. “Nós conversamos sobre o jovem que tem pressa de se comunicar com o celular, enquanto não se apressa para a vontade de Deus, como fez Nossa Senhora”, conta.
Dentro dos encontros, é possível ter uma experiência de retorno com as formações. Sândalo comenta que participar e apresentar o “Rise Up” foi motivado pelo “sim” de Nossa Senhora para ser mãe de Jesus. “Foi uma experiência de confiança. Se Deus está me pedindo eu vou confiar que Ele vai me dar essa graça também”, relata.
As catequeses acontecem às 9h e terminam às 12h, com a Santa Missa. Após os encontros, os peregrinos seguem livres para a programação nos outros espaços da JMJ Lisboa, incluindo o Festival Halleluya, na Alameda Dom Afonso Henriques.
Serviço
Halleluya Lisboa
Data: de 01 a 04 de agosto
Local: Alameda Dom Afonso Henriques, Lisboa, Portugal
Acompanhe: @halleluyalisboa