Um clima de júbilo pairou sobre a Diaconia Geral da Comunidade Shalom na tarde deste sábado, 06 de julho, onde todas as expressões do carisma, tais como sacerdotes, celibatários pelo Reino, famílias, membros da obra Shalom e da Comunidade de Vida e Aliança, estiveram reunidas para acolher o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Confira na matéria produzida pelo @comshalom destaques da visita do representante do Papa Francisco à Diaconia Geral Shalom:
Em nome de toda a Comunidade, o fundador, Moysés Azevedo, deu as boas-vindas ao representante pontifício à sede do Governo Geral do Shalom, afirmando que estar com ele é uma oportunidade de renovar a oferta de vida.
“Mais uma vez, eu quero dizer que nos alegramos muito porque, recebendo o senhor, nós sabemos que não só recebemos o senhor, mas recebemos o nosso amado e querido Papa Francisco. E quando o senhor estiver com ele, não se esqueça de dizer que aqui, em Aquiraz, aqui em Fortaleza, aqui na Diáconia e Shalom, tem um povo que o ama muito e que está disposto a servi-lo incondicionalmente. Seja muito bem-vindo, Senhor Núncio Apostólico“, pediu Moysés a Dom Giambattista.
Veja como foi a chegada dele a Diaconia Geral:
Ver essa foto no Instagram
Shalom, filhos da Igreja
“Como um carisma nascido na Igreja, nós só entendemos que este carisma tem o seu sentido quando ele se coloca a serviço da igreja e da evangelização dos povos.”, afirmou Moysés Azevedo.
Durante a visita, Eric Buarque, missionário da Comunidade de Aliança e membro do Conselho Geral, apresentou o histórico da vocação, bem como suas expressões apostólicas e a difusão do carisma pelos 31 países, além do caminho formativo e espiritual da vocação.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Hoje estamos presentes em 166 Dioceses, no Brasil e em mais 31 países pelo mundo, e somos mais de 25 mil membros na Obra Shalom, que inclui os que participam semanalmente dos nossos grupos de oração e demais atividades evangelizadoras e formativas. Somos hoje 1.568 membros da Comunidade de Vida, que assumem o núcleo central da missão evangelizadora da Comunidade, investindo toda sua vida, capacidades, tempo, bens e futuro, num seguimento incondicional de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Comunidade de Aliança, somos 10.623 membros, entre aqueles que recebem o apelo a uma oferta de vida a Cristo em meio às atividades familiares e profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo o espírito próprio do Carisma Shalom”, revelou.
Ao fim da apresentação, o coral dos discípulos da Comunidade de Vida Shalom se apresentou entoando canções que expressam a identidade do carisma, como: Paz Real e Ressuscitou.
Uma palavra à juventude Shalom
Após ser apresentado a toda a Comunidade, ele se dirigiu ao Auditório Guadalupe, onde foi recebido pelo jovens de Aquiraz e Fortaleza. Bertrand Wadi, assessor jovem da Comunidade Shalom, apresentou o trabalho realizado com os jovens, como acampamentos e congresso.
“O Projeto Juventude para Jesus tem a missão de evangelizar e formar jovens com ousadia e criatividade a luz do carisma Shalom. Evangelizar e formar as duas linhas de ação presentes no nosso coração. São as duas linhas de ação das quais fala o nosso querido Papa Francisco na Exortação Apostólica, Christus Vivit: o chamado para atrair jovens e a outra é o desenvolvimento de um percurso de maturação“, afirmou Bertrand.
Ademais, Dom Giambattista escutou o testemunho de dois jovens que tiveram sua experiência pessoal com Jesus por meio do Projeto Juventude para Jesus e hoje estão engajados em serviços querigmáticos com outros jovens.
A fim de conhecer mais a juventude, ele se dispôs a responder a perguntas do público. Entre elas, uma jovem da obra, perguntou sobre como ser fiel a vida de oração em meio a rotina de estudos e trabalho. Por meio do exemplo do preparo de refeição, ele aconselhou:
“No começo do dia, a palavra de Deus é o que oferece o sabor à nossa vida“, garantiu. “Precisamos escutar o vocabulário de Deus que é diferente do de ‘sociais media‘”, conclui o Núncio.
Para finalizar, os jovens renovaram sua oferta de vida em prol evangelização cantando para Dom Giambattista a música “Oferta“.
>> Acesse a página especial dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus
Um presente a Dom Giambattista
Também foi apresentado a Dom Giambattista, os trabalhos realizados pela Assistência de Promoção Humana da Comunidade Shalom, como o projeto Amigos dos Pobres, as casas de acolhimento infantil e os Espaços de Paz.
Entre eles, o jovem do Arquipélago do Marajó, o postulante da Comunidade de Vida em Pacajus, Breno Teles, de 19 anos contou seu testemunho. Desde sua infância teve contato com o carisma Shalom no município de Chaves, tendo ainda na sua juventude sido assistido pelo Espaço de Paz. Em 2022, Breno teve a oportunidade de encontrar o Papa Francisco durante a Convenção Shalom e após essa experiência aprofundou seu discernimento vocacional e ingressou na vocação.
Também George Souza, assistido da Casa São Francisco de Fortaleza, relatou seu testemunho de resgate da dependência química por meio dos trabalhos do Shalom Amigo dos Pobres. A seguir, confira
Ver essa foto no Instagram
Na ocasião, ele recebeu ainda uma imagem de Jesus nas ruas, confeccionada pelos assistidos da Casa São Francisco. Por fim, o Núncio rezou um pai-nosso e abençoou o grupo de homens.
LEIA TAMBÉM| Santa Missa de imposição de pálio a Dom Gregório reúne Igreja de Fortaleza