Shalom

Comunidade Shalom reza pelo estado do Rio Grande do Norte

Várias cidades do estado sofrem com ondas de violência.

comshalom
Missionários da Missão Natal

Desde a manhã da última terça-feira (14), a população do Rio Grande do Norte amanheceu em alerta devido aos ataques que ocorreram em diferentes locais do estado e já atingiram mais de 20 cidades. Diversas ocorrências foram registradas: ataques a órgãos públicos e a imóveis privados, tiros e incêndios em veículos. Tais ações seriam retaliações às medidas tomadas acerca do Sistema Prisional estadual.

A Comunidade Católica Shalom também está presente no Rio Grande do Norte, além da capital, Natal, nas cidades: Caicó, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Vera Cruz, Santa Cruz, Nova Parnamirim, São José de Mipibu, Currais Novos, Equador e São Fernando.

Uma resposta de paz

Por conta dos ataques e do recolhimento da frota de ônibus, e tendo em vista a sobriedade, a rotina local das missões está alterada. É preciso ter prudência em vista da proteção da população, mas também a Comunidade nota que é necessário ser uma resposta de paz.  

Nós, membros da Comunidade Católica Shalom, somos chamados a ser discípulos e ministros da Paz. Esta não é somente a ausência de guerra, mas uma Pessoa. Isso mesmo, com P maiúsculo, pois se trata de Jesus Cristo, aquele capaz de nos fazer dar respostas novas em meio a desafios como este. Por meio do seguimento a Jesus Cristo, podemos combinar prudência e criatividade para continuarmos sendo fiéis à nossa missão e intercessores para a sociedade. Na Missão Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, suspendemos as atividades que poderiam expor as pessoas ao perigo, mas permanecemos com o nosso Centro de Evangelização de portas abertas. Como inspiração dada pelo Espírito, aumentamos a adoração em intercessão pelo fim da onda de violência em nosso Estado”, explica a missionária e consagrada Yara Fernanda, atualmente na Missão Mossoró.

De acordo com a Coordenadora Apostólica da Missão Mossoró, Josiana Dias, todo cuidado é preciso, mas como missionários urge a missão de levar a paz aos que sentem medo. “Missionários adoradores. A maior graça que podemos dar é a nossa intercessão diante de Jesus na Eucaristia, por isso intensificamos os momentos de adoração em nossa Capela. Quando rezamos, Deus nos recordava do nosso Baluarte, São Francisco de Assis, que rezou – Onde houver ódio, que eu leve o amor –  e confiamos que essa é a nossa missão”, explica. 

Já na capital, o Responsável Local da Missão, Rodielson Bispo, explica que nos últimos três dias, a cidade é acometida por situações que têm deixado o povo muito angustiado. “Quero pedir a oração de cada um de nós membros da Comunidade local, mas também de irmãos espalhados pelo Brasil e pelo mundo em vista de pedir a Deus a paz para a nossa cidade, pelas mãos gloriosas de São José, para que tudo aquilo que tem se levantado possa voltar à tranquilidade, voltar à paz, não uma paz aparente, mas uma paz que nasce do coração tem uma experiência com Jesus.”

Unidos em oração

Como Comunidade Católica Shalom pedimos que nos unamos em oração. Toda intercessão é válida pelos nossos irmãos do Rio Grande do Norte. Esperamos que os ataques se encerrem para que os trabalhos apostólicos, a vivência fraterna, comunitária e missionária voltem a correr livremente. Enquanto isso, perseveramos na criatividade para ser sinal de Paz para o nosso povo.

Lucas Santos de Medeiros, Promotor Apostólico de Caicó, conta que os moradores da cidade foram  surpreendidos pela onda de violência em todo o estado do Rio Grande do Norte. Em razão disso, a missão teve que adiar o Encontro Geral da Obra de Caicó, que aconteceria neste domingo, bem como foi discernido que durante esse fim de semana, todas as atividades acontecerão de forma online. 

“Sabemos, como dizem os nossos Escritos, que a Paz não é uma ausência de guerra simplesmente, mas é uma Pessoa, Jesus Cristo e que a verdadeira Paz é fruto da conversão a Ele. Então, toda essa situação neste tempo da Quaresma, nos faz querer ainda mais corresponder a este apelo de Deus à conversão, bem como, à evangelização, porque somente por meio do encontro pessoal com o Ressuscitado que passou pela Cruz a verdadeira Paz pode nascer.”

De forma concreta, a Comunidade Shalom na Diocese de Caicó fará em todos os grupos de oração e nas células nesse fim de semana, um momento de intercessão pela Paz, e motivou o oferecimento do jejum desta sexta por esta intenção. “Além disso, estaremos participando junto com a Igreja local da iniciativa do ‘24h para o Senhor’ que, aqui em Caicó, acontecerá no Santuário do Rosário e que justamente devido à essa situação de insegurança será em um horário mais reduzido, mas ainda assim, como Comunidade, juntamente com as outras expressões de vida consagrada e de movimentos eclesiais, teremos um horário na Adoração para interceder pelas necessidades da Igreja e também pela Paz e participaremos da Santa Missa de encerramento do evento no sábado (18), que será a Solenidade de São José, onde serviremos na liturgia, unidos ao nosso bispo diocesano”, explica o Promotor. 

Rodielson reforça o apelo de intercessão: “Peço a vocês, meus irmãos, que rezem pelo povo do Rio Grande do Norte e da nossa querida Natal. Em unidade aos nossos irmãos potiguares, façamos em nossas orações pessoais e comunitárias uma súplica a Deus pela paz no estado. Como Família Shalom nos unamos nesta intercessão que a Nossa Senhora Rainha da Paz interceda por nós”.

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.