Notícias

Confira as viagens que marcaram a vida dos santos

Conhecer lugares novos desperta uma felicidade repentina, inspira, renova e motiva, inclusive pode ser um grande auxílio no no caminho de santidade

comshalom

Acabou janeiro, mês conhecido como mês das férias, tempo de viajar, curtir novos locais e aventuras. Mas viajar pode ser a qualquer tempo do ano, seja a passeio, a trabalho ou para peregrinar, toda viagem faz bem e marca a história. Conheça alguns locais que os santos foram e marcaram a vida deles. 

Santa Teresinha em Roma, na Itália

Quando tinha 15 anos Santa Teresinha do Menino Jesus, nascida na França, mantinha no coração o desejo de entrar para o Carmelo (Ordem do Carmo ou do Monte Carmelo), mas a pouca idade não permitia. Por esse motivo, ela aproveitou uma peregrinação junto à família para pedir ao Papa Leão XIII a graça de poder viver a vocação religiosa como carmelita.

Ilustração Santa Teresinha e Papa Leão XIII

“Domingo, 20 de novembro, depois de nos vestir segundo o cerimonial do Vaticano, fizemos nossa entrada na capela do Soberano Pontífice. […] Domingo, 20 de novembro, depois de nos vestir segundo o cerimonial do Vaticano, fizemos nossa entrada na capela do Soberano Pontífice. ‘Santíssimo Padre’, em honra do vosso jubileu, permitai que eu entre no Carmelo aos 15 anos!” […] Estou muito feliz por ter ido a Roma, mas compreendo as pessoas de fora que pensaram que papai me levara a fazer essa grande viagem a fim de mudar minhas ideias sobre a vida religiosa; de fato, havia com que abalar uma vocação pouco firme. , recortes de História de Uma Alma.

Beato Carlo Acutis em Lourdes na França e em Fátima, Portugal

O jovem beato, natural da Inglaterra, era muito devoto da Virgem Maria, especialmente aos títulos de Nossa Senhora de Lourdes e Fátima. Além disso, costumava rezar o Rosário. Aos 11 anos visitou o Santuário de Lourdes e, exatamente um ano antes de falecer, viajou com a família para conhecer o Santuário de Fátima, em Portugal.

Carlo Acutis no Santuário de Fátima (Imag/reprodução)

“Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias”; “O Rosário é a escada mais curta para chegar ao céu”; “Depois da Santa Eucaristia, o Santo Rosário é a arma mais poderosa para combater o demônio”; “Faça pedidos e ofereça flores ao Senhor e Nossa Senhora, a fim de ajudar os outros”, eram frases ditas por ele.

São José de Anchieta no Brasil

José de Anchieta nasceu em Portugal e aos 19 anos chegou na cidade de Salvador, na Bahia, depois de dois meses de viagem, no ano de 1553. Um missionário, que atravessou o oceano para evangelizar em um “continente novo”. Passaram-se alguns anos, ele se tornou o primeiro promotor da cultura no Brasil. É também considerado o pai do teatro e da literatura brasileira, fundador de muitas cidades brasileiras.

Ilustração de São José de Anchieta celebrando a Santa Missa

“Ainda que viesse ao Brasil, não mais que para ganhar uma alma, tivera por bem empregada minha vinda e todos os trabalhos passados”; “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor”.  São frases deste sacerdote que viveu com missionário, agiu como herói, morreu como santo. 

São Francisco de Assis, em Roma

Para tentar desvendar os desígnios de Deus, passou a se dedicar a oração e a meditação. Percorria campos e florestas em busca de lugares mais tranquilos, em busca de respostas para suas dúvidas e inquietações. Para ele, tudo passou a ter outro sentido. Passou a enxergar as coisas com outros olhos e outro coração.Em busca de respostas, decidiu viajar para Roma, isso no ano de 1205.

Ilustração de São Francisco de Assis

Visitou a tumba do Apóstolo São Pedro e, indignado pelo que viu, exclamou: “É uma vergonha que os homens sejam tão miseráveis com o Príncipe dos Apóstolos!”  trocou os ricos trajes com os de um mendigo e fez a primeira experiência de viver na pobreza. Voltou para Assis, a casa paterna, entregando-se ainda mais a oração e ao silêncio.

Santa Teresa de Calcutá na África

Nascida, no dia 27 de agosto de 1910, em Skopje, na Albânia, Aos dezoito anos, sentiu o chamado de consagrar-se totalmente a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, no dia 29 de setembro de 1928, ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda. Sonhava em trabalhar de forma missionária com os pobres na Índia. A congregação permitiu e enviou Agnes para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, lá, ela fez a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. 

Madre Teresa ajudando os mais necessitados

Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente, sempre se impressionava com o que via ao sair às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças. No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza da missão: dedicar toda a vida aos mais pobres dos pobres.

São Paulo Apóstolo em Viagens Apostólicas

Para bem desempenhar a missão recebida, Saulo sai para levar o Evangelho e a fé cristã aos gentios, ele usava “o método das Viagens Missionárias, realizando ao menos quatro, em um ritmo bastante acelerado, se demonstrava incansável por causa do Evangelho.  Nas cartas descritas na Sagrada Escritura é acompanhar diversas peregrinações feitas pelo santo. 

Mapa das viagens de São Paulo

Na Ásia Menor é atravessada pela Via Imperial Augusta ou Sebaste, que vai do porto marítimo de Éfeso até o porto fluvial de Tarso. Na região da Psídia, visita a cidade de Antioquia da Psídia, após andar 260 km a pé, pela Via Augusta. EmLicaônia, evangeliza Icônio, continuando a viagem pela Via Augusta em mais 140 km. Evangeliza na sinagoga e é perseguido pelos judeus. A população tenta linchá-lo e ele foge para Listra. Lá, depois de outros 40 km da Via Augusta, cura um paralítico e não entende o dialeto local. Da Ásia ele vai para Europa,  passa um tempo em Roma e em Atenas, passando por diversas regiões. 

Você em Lisboa

Que tal embarcar em uma aventura peregrina na Europa e conhecer povos e nações diversas? A Jornanda Mundial da Juventude te permite viver uma experiência que pode mudar a sua vida. Neste ano, toda a Igreja se reunirá em Lisboa, Portugal. Não perca tempo e viva esta peregrinação com o Shalom na JMJ

Shalom na JMJ Lisboa 2023

Data: de 01 a 06 de agosto

Local: Lisboa, Portugal

Maiores informações:
A3 Turismo: 
(85) 99283 – 6000
E-mail:  jmj@comshalom.org

[CLIQUE AQUI E faça já sua inscrição]

Continue lendo sobre a JMJ Lisboa 2023

JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo

Você sabe o que é JMJ?

Experiência missionária: Vamos juntos para a JMJ em Lisboa

Confira mais detalhes sobre a JMJ 2023

-Colab. A12, Aleteia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.