Você sabe o que é uma Exortação Apostólica? Bom, a Exortação Apostólica é um documento produzido pelo Santo Padre para todo o povo de Deus. Nele, é transmitido os ensinamentos do pontífice sobre assuntos muito específicos. Tudo isso com o objetivo de animar os fiéis a viver plenamente a fé. Geralmente, uma Exortação Apostólica é publicada logo após um Sínodo, reunindo os pontos mais importantes do encontro dos bispos. A seguir, reunimos informações sobre as cinco Exortações Apostólicas publicadas pelo Papa Francisco.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
1 – Exortação Apostólica “Querida Amazônia”
A Amazônia querida apresenta-se aos olhos do mundo com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério. Deus concedeu-nos a graça de a termos presente de modo especial no Sínodo que se realizou em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019, concluindo com o Documento Amazónia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral.
O documento foi publicado em 2 de fevereiro de 2020 e pode ser lido no link a seguir: Querida Amazônia.
2 – Exortação Apostólica “Christus Vivit”
CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!
O documento foi publicado em 25 de março de 2019 e pode ser lido no link a seguir: Christus Vivit.
3 – Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”
«ALEGRAI-VOS E EXULTAI» (Mt 5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa d’Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: «anda na minha presença e sê perfeito» (Gn 17, 1).
O documento foi publicado em 19 de março de 2018 e pode ser lido no link a seguir: Gaudete et Exsultate.
4 – Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”
A ALEGRIA DO AMOR que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimónio – como foi observado pelos Padres sinodais – «o desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isto incentiva a Igreja». Como resposta a este anseio, «o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia».
O documento foi publicado em 19 de março de 2016 e pode ser lido no link a seguir: Amoris Laetitia.
5 – Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”
A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos.
O documento foi publicado em 24 de novembro de 2013 e pode ser lido no link a seguir: Evangelii Gaudium.
Leia também | Confira mensagem de Emmir Nogueira para os novos consagrados