Shalom

Confira como melhor aproveitar seu tempo em Roma durante a Convenção Shalom 2022

A mala está pronta? Já preparou todo o seu roteiro? Calma, se você ainda não fez isso, nós vamos te ajudar! Não se desespere, pois deixaremos algumas dicas de roteiro para você aproveitar bem a viagem. Aperte os cintos e vamos embora!

comshalom

Você que chegou alguns dias antes de iniciar a Convenção Shalom ou talvez estará estará mais dias no território italiano, terá a oportunidade de explorar melhor outros locais. Contudo, como somos família Shalom, precisamos pensar em todos, para que ninguém fique de fora. Também pensamos um roteiro para você que viajará somente nos dias da Convenção e te ajudaremos a conhecer um pouco mais da cidade romana.

Logo, dentro ou fora de Roma, todos poderão usufruir desse especial roteiro que elaboramos.

Antecipe seus tickets de translado

Já antecipo dizendo que o melhor transporte para se deslocar com rapidez pelas cidades da Itália é o trem. Existem duas principais empresas ferroviárias: Trenitalia e Italo. Mas, os trajetos entre as regiões e províncias podem ser realizados também de ônibus, facilitando a locomoção dos turistas.

A compra do ticket pode ser feita nas máquinas das estações, bilheterias, ou você pode se antecipar e comprar online. Lembrando que é importante validar seu ticket antes de entrar no trem, mesmo que tenha feito a compra antecipada. Caso esqueça de validar, ao entrar no trem para seguir a viagem, poderá sofrer multas com valor a partir de 50 euros estipuladas pelos fiscais que supervisionam os transportes. Isso vale também  para ônibus, Tram (bonde elétrico que circula dentro de Roma) e trem.

Orientação de roteiro

Preparamos este roteiro que vai de norte a sul da Itália, fazendo inclusão das províncias e santuários que muitos fazem questão de conhecer. Já que algumas pessoas chegarão através do Aeroporto de Roma (Fiumicino), iniciamos o nosso trajeto partindo de Termini (estação principal de Roma). Faremos o roteiro incluindo Milão, Veneza e Florença, contando com um período médio de 2 dias de subida para o norte. 

Em seguida, retornaremos para Roma, onde participaremos das programações da convenção.  Aqui, incluímos lugares próximos aos locais programados para a realização dos eventos. Você poderá visitar, por exemplo, o Vaticano, o Museu do Vaticano, o Coliseu, as Basílicas e outros.

Terminada a Convenção, seguimos com o roteiro para o sul da Itália, porque incluiremos o Santuário San Giovanni Rotondo (o famoso Santuário Padre Pio).

Milão:

Da estação Roma, Termini, até Milano Centrale (Milão), a viagem de trem tem duração média de 4 horas, que varia de acordo com o horário e até mesmo o valor da sua passagem. Milão é uma metrópole na região da Lombardia, ao norte da Itália, que se destaca por ser a capital mundial da moda, mas não vamos nos limitar a essa questão, porque o que mais chama a atenção é a Catedral de Milano e o Convento Santa Maria delle Grazie, onde está o mural de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”.

Para os viajantes, aconselhamos passar uma noite em Milão e se deslumbrar com as cores noturnas da cidade. E então, no outro dia, depois de um bom café da manhã, seguir viagem para Veneza, pois lá terão muitos lugares para apreciar.

Veneza:

Uma cidade sobre as águas: não possui estradas, apenas canais (como a via Grand Canal, repleta de palácios góticos). Na praça central, Piazza San Marco, fica a Basílica de São Marcos, coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade. Uma rápida passagem por Veneza garante ótimas recordações do lugar. Nesse mesmo dia, podemos partir para Florença, uma cidade rica em obras de arte e arquitetura.

Florença:

Caminhar pelas ruas de Florença é como estar com nossos livros do colegial abertos, mas desfrutando a olho nu cada pedacinho da cidade. Temos a Basílica de Santa Maria del Fiore, mais conhecida como Duomo, famosa pela cúpula projetada por Brunelleschi, e pelo campanário de Giotto. O nome da Basílica refere-se ao lírio, símbolo de Florença. Na frente da Basílica nos deparamos com o Batistério de São João. É dito que é a construção mais antiga da cidade e é muito famosa pelas suas portas de bronze, que reproduzem uma boa parte da vida de São João Batista. 

Dando continuidade ao nosso roteiro, podemos fazer o translado de volta para Roma ao fim do dia, pois a duração da viagem é em média de 2h, que varia de acordo com o horário da viagem e valor da passagem.

Roma, Termini

Retornando para a Estação Central Termini, podemos aproveitar o tempo apreciando as ruas de Roma, experimentando a culinária italiana e observando a cultura local.

23 de setembro

Em nossa programação está marcado o check in no Centro San Lorenzo, que fica próximo ao Vaticano. Com isso, podemos visitar um lugar que poucas pessoas visitam, que é o Castel Gandolfo, onde se pode fazer um “bate e volta”. É possível, ainda, visitar o Coliseu e dar uma passadinha no Pantheon e em outros atrativos turísticos que merecem ser visitados durante a sua estadia na Cidade Eterna.

– Castel Gandolfo

Localizado em uma colina rochosa acima das águas turquesas e cristalinas  do lago vulcânico Albano, esta histórica vila é o lar do palácio de verão do Papa ou das Vilas Papais e dos famosos Jardins Barberini. Além do Palácio Apostólico, onde você pode ter uma ideia de como o Papa passaria o verão, visite a Igreja de Santo Tomás de Vilanova na praça principal da vila e a Ninfaeym Doric, um sítio arqueológico que fazia parte da residência da Villa do Imperador Domiciano. Além disso, faça questão de visitar a primeira caixa postal do mundo enquanto você estiver na cidade.

Para chegar ao Castel Gandolfo, você levará cerca de 45 minutos, correspondentes ao trajeto entre as estações Roma Termini e Castel Gandolfo. A viagem de ida custa 2,10 euros. Os bilhetes podem ser comprados na estação Termini. Porém, não há máquinas ou bilheterias na estação Castel Gandolfo, e por esse motivo sugerimos você adquirir logo o seu bilhete de volta na estação Termini.

– Coliseu:

 Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, construído com tijolos revestidos de argamassa e areia, e originalmente cobertos com travertino, é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano. O edifício era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos. O Papa Bento XIV consagrou o Coliseu como lugar santo em memória da Paixão de Cristo e dos sofrimentos dos mártires. Nesse mesmo ano, fez-se colocar ao redor da arena as estações da Via-Sacra que, até os dias de hoje, é presidida como a Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu.

De metrô, o Coliseu fica a 10 minutos da estação Termini. Mas, é possível caminhar até o local, o que contribui para conhecer também as ruas de Roma.

O Coliseu está aberto das 9h00 às 19h00 (última entrada às 18h30).

 – Pantheon (Basílica de Santa Maria ad Martyres)

A cúpula do Panteão é a maior cúpula de concreto que existe. Está escondida entre as estreitas ruas do bairro de Trevi, muito perto da Piazza Navona. O Panteão é um dos maiores edifícios do mundo antigo, suas proporções e estrutura representam a concepção religiosa dos Romanos. Mas, atualmente, o Pantheon se tornou uma Igreja Católica.

Está aberto todos os dias, das 9h00 às 19h00 (última entrada às 18h30). O local fica a 15 min de ônibus do Coliseu.

– Fontana de Trevi

É a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na praça de mesmo nome, a Piazza di Trevi. A fonte está encostada na fachada do Palazzo Poli. E a Fontana fica muito próximo de Pantheon.

Uma grande curiosidade é que todos os anos, cerca de 1,5 milhão de euros em moedas, jogadas por turistas, são retirados das águas do monumento histórico. Tradicionalmente o dinheiro é doado a uma instituição de caridade católica para ajudar os desamparados.

24 de setembro

Santa Maria Maggiore (Basílica de Santa Maria Maior)

Teremos um dia extenso com a programação da Convenção. Logo podemos ter uma atenção maior sobre a Igreja na qual estaremos participando do evento. Nela há grandes valores para nós cristãos. A Igreja foi a primeira, em Roma, a ser consagrada a Nossa Senhora, e foi dedicada a Santa Maria das Neves. É considerada uma das quatro basílicas papais de Roma. Sob o altar da basílica há um relicário que protege a madeira da manjedoura de Jesus e na basílica se encontram os túmulos de São Jerônimo e de alguns papas.

A Igreja também tem um museu para que possamos ver obras primas antigas. Aconselhamos evitar ir a outros lugares para que você possa participar bem do evento e depois descansar para recarregar as energias para o próximo dia.

A Basílica fica localizada a 5 min a pé da estação Termini. É possível identificar a Igreja de longe devido a sua estrutura.

25 de setembro

– Basílica de Santa Cruz de Jerusalém e Escada Santa

No dia 25/09 será possível sair mais cedo do local de hospedagem e ir para as redondezas de São João de Latrão. Pela manhã, organize-se para visitar a Basílica de Santa Cruz de Jerusalém. Construída para servir como um santuário capaz de guardar as relíquias da cruz de Cristo, dentre elas estão os fragmentos da verdadeira Cruz, dois espinhos da Coroa de Jesus e outras relíquias que pertenceram à história de Cristo. 

A Basílica de Santa Cruz de Jerusalém fica nos arredores do bairro Esquilino, próximo ao centro de Roma. Chegar à basílica é muito simples e fácil, graças à proximidade das estações de metro San Giovanni e Manzoni. Além disso, é possível visitar o local todos os dias, das 7h às 12h45 e das 15h30 às 19h30.

A Escada Santa tem sua forte história porque, de acordo com a antiga tradição cristã, a Imperatriz Santa Helena transportou a Escadaria do Pretório de Pilatos, subida por Jesus no dia da sua sentença de morte, de Jerusalém para Roma.

A Escada Santa fica perto da Basílica de São João de Latrão (do outro lado da rua) e abriga a preciosa Capela dos Papas, chamada Sancta Sanctorum, onde se venera a imagem do Santíssimo Salvador.

– Basílica de São João de Latrão

Na parte da tarde, nos deslocamos até a Igreja de São João de Latrão. É considerada a igreja-mãe de todas as igrejas católicas, por ser a catedral do Papa, bispo de Roma. Foi a basílica onde São Francisco de Assis se dirigiu e foi ao encontro Papa Inocêncio III, na qual o Papa teve um sonho mostrando que sua Catedral balançava e estava prestes a cair, mas surgia um homem enviado por Deus, que, sozinho, apoiando-se contra as muralhas vacilantes, impedia que caísse. Era esse homem jovem, magro, vestido com um burel: São Francisco. 

26 de setembro

Nesse dia, dedique-se a chegar o mais cedo que puder para conseguir um bom lugar para sentar e participar da audiência com o Papa. Evite atrasos!

A audiência está prevista para terminar por volta de 13h, logo será possível a visitação do Museu do Vaticano junto com a Capela Sistina e, por fim, o Vaticano. 

Vale a pena fazer todo esse roteiro, por mais que seja um pouco cansativo conhecer tudo em um único dia, mas não se preocupe em ter que separar outro dia para visitar o local.

27 de setembro

Basílica de São Paulo Fora dos Muros

No dia 27 de setembro, teremos um dia de programação ligada à Convenção. Isso significa que podemos aproveitar para apreciar a basílica de São Paulo, que é rica em beleza e história. Considerada uma das quatro basílicas papais de Roma juntamente com a Basílica de São João de Latrão, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Pedro. É uma das sete igrejas de peregrinação dos cristãos antigos.

28 de setembro 09 – Assis 

Muitos ainda estarão na Itália para continuar sua viagem, logo daremos sequência ao roteiro. Sugerimos que tire o dia em visita ao Santuário de San Giovanni Rotondo (Santuário Padre Pio).

San Giovanni Rotondo

É uma cidade situada na região da Puglia, sul da Itália. San Giovanni Rotondo pode ser facilmente explorada a pé. A maioria dos pontos turísticos da cidade fica concentrada no centro histórico, que é bem pequeno.

O Santuário de Padre Pio fica na cidade onde ele morreu. Além disso, o corpo do Santo está exposto de forma belíssima no altar rodeado por mosaicos coloridos. Podemos observar uma cena do Apocalipse, em um painel que fica na entrada principal e recebe os visitantes. No complexo é possível visitar o quarto do Santo: o chão claro, de mármore, e as paredes, no mesmo tom, nos acolhem de forma espetacular, transmitindo uma serenidade sem igual. O teto dourado da Igreja Inferior é espetacular e a Igreja de Santa Maria das Graças é imperdível.

O trem continua sendo a melhor opção para ir até o local.  Você precisará descer na estação de Foggia – em São Giovanni Rotondo não tem Estação de trem -, e de lá pode pegar um ônibus na Praça da Estação com destino a San Giovanni Rotondo, da CIA SITA. As passagens podem ser adquiridas na tabacaria que fica no pátio da estação.

Então…

Vale a pena se programar para passar pelo menos uma noite na cidade e conseguir aproveitar o local e evitar fazer tudo correndo. E por fim, retornaremos para Roma. Aqueles que terão que seguir viagem rumo ao seu país de origem, atenção no horário do voo e até mesmo no peso excessivo da bagagem.

Shalom!

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.