O jornalista, escritor e ex-assessor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Rogério Filipelli Vaquero, dá dicas preciosas de como manter uma vida saudável para tentar realizar esse feito.
De acordo com ele, sob o ponto de visa biológico, o ser humano se desenvolve até os 20 anos de idade e dos 20 aos 30 anos atinge o seu ápice. A partir daí todos os homens e mulheres já estão em processo de envelhecimento. Devido a curiosidade em relação ao envelhecimento ativo e saudável, Vaquero entrevistou vários especialistas, não apenas em geriatria, mas também nutricionistas, fisiologistas, estudiosos do sono, professores de educação física, dentre outros.
“Não podemos deixar espaço para o sedentarismo, pois, a partir daí, as doenças começam a aparecer e se não forem bem tratadas, as coisas vão piorando, desencadeando outros problemas. Uma dica importante é a alimentação, que deve ser planejada. Além dessas, é muito importante que cuidemos de nossas doenças crônicas, pois se ela for controlada desde o início, é possível que se chegue até os 70 ou 80 anos, como uma pessoa normal que não possui a mesma doença. Uma outra dica importante é dormir bem durante a nossa vida. Se tiver uma rotina ativa, que te faça bem, com certeza, dormirá bem”, explica Rogério Filipelli Vaquero.
Dentre os vilões da longevidade, o livro cita quatro importantes: o fumo, o álcool, a poluição e o estresse.