O Tempo da Páscoa é muito especial para a Comunidade Católica Shalom, pois é nesse período que acontecem as celebrações de compromissos dos membros da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. Na última segunda-feira (18), houve a missa de primeiras promessas no Carisma Shalom em várias missões espalhadas pelo Brasil. Em Fortaleza, no Ceará, onde está localizada a Casa Mãe da Comunidade, Emmir Nogueira, cofundadora, esteve presente e deixou uma mensagem importante para os novos consagrados.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Emmir iniciou sua fala dizendo que ser consagrado é ser separado para o Senhor. Ela ainda reforçou que a vida da pessoa consagrada expressa para o mundo o amor a Jesus acima de tudo e de todos. “Vocês vão começar uma caminhada para provar isso, para comprovar isso”, adiantou. A cofundadora ainda alertou os novos consagrados sobre a presença das tentações da carne e do mundo. Inclusive, ela explicou que essas tentações não deixam de existir, não morrem com a consagração. Pelo contrário, elas vão continuar, porém podem ser utilizadas em prol da santidade.
Ainda em sua fala, Emmir deixou uma mensagem muito importante que serve para todos os consagrados.
“Não abandonem os sacramentos por nada neste mundo. A confissão frequente e a eucaristia diária vão manter vocês unidos a Cristo em estado de graça para amá-lo de maneira pura e bela. Os sacramentos vão sustentar vocês na graça, assim como a oração”, pediu Emmir Nogueira.
Leia também | Moysés Azevedo: “Existem coisas que Deus só fala quando estamos juntos”
Com ternura, Emmir ainda lembrou que, na Vocação Shalom, todos são chamados a rezar aos moldes de Santa Teresa de Ávila, buscando sempre adentrar o “Castelo” até às “Sétimas Moradas”. Reforçou a importância da vida fraterna, que precisa ser sempre permeada pelo louvor. E também lembrou que todos são chamados a evangelizar, pelo menos, uma pessoa por dia.
“Evangelizar oportuna e inoportunamente. Nós vivemos em um mundo refratário à evangelização. Mas o Senhor é muito mais criativo do que qualquer ação do mundo para renegar a fé. Tenham coragem de evangelizar no poder do Espírito”, motivou a cofundadora.
Por fim, Emmir lembrou que deu o passo rumo à consagração de sua vida há quarenta anos. Ao longo desse tempo, houve muitas provas, entretanto, houve também um profundo amor de Deus para a sustentar. Neste novo tempo que se inicia com as primeiras promessas, também deve haver provas, assim como haverá o amor de Deus que permanece sempre com os seus eleitos, com seus escolhidos. Emmir finalizou sua fala convidando todos a viver a graça da obediência a Deus por meio da obediência aos formadores – pessoal e comunitário – que têm a missão de ajudar na caminhada rumo ao Céu.