A Organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 divulgou nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a nova etapa de preparação do evento, chamada “o ano da implementação”. Entre as ações que serão realizadas está a continuidade da peregrinação dos símbolos da JMJ, que começaram a peregrinar pelas dioceses de Portugal desde 29 de outubro do ano passado. A visita da Cruz Peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” envolve os jovens portugueses na expectativa pelo encontro com o Papa Francisco. Ao todo, são 21 dioceses portuguesas que serão visitadas pelo símbolos.
No ano da implementação, os símbolos visitarão 17 dioceses, incluindo Lisboa, que sediará o evento. “É uma fase em que tudo o que andamos a sonhar, nos últimos três anos, vai ganhar forma. À medida que se tornam visíveis estes sinais da preparação, os jovens vão se sentindo, cada vez mais, parte deste caminho”, declarou o secretário-executivo da JMJ Lisboa 2023, Duarte Ricciardi.
Os símbolos da JMJ começaram a peregrinação pelo sul de Portugal. A primeira parada foi a diocese de Algarve. Na ocasião, João Costa, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD) algarvio, partilhou que a presença dos símbolos seria um verdadeiro dom e um autêntico estímulo para mudar a Igreja e as pessoas. Contudo, para isso, a participação dos jovens é fundamental.
“É um estímulo muito grande para toda a juventude algarvia e não só. Muitas vezes refiro que a Jornada Mundial pode ser um dom para todas as dioceses e para a Igreja portuguesa. E a presença dos símbolos vai tornar cada vez mais real este dom. De mudar a nossa Igreja, de mudar as pessoas, mudar os jovens e poder chegar um pouquinho mãos longe e inovar, fazer coisas diferentes. E é isso sobretudo que a presença dos símbolos nos dá: a possibilidade concreta de ir a sítios [locais] onde de outra forma não conseguiríamos entrar; a possibilidade concreta de ir ter com pessoas que, se calhar, nunca se cruzariam na nossa vida; é a possibilidade concreta de Deus fazer história na vida de alguns que de outra forma sem os símbolos não conseguiríamos lá chegar”, afirma João Costa.
> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Peregrinação símbolos da JMJ Lisboa 2023
Confira a seguir a programação da peregrinação dos símbolos da JMJ 2023.
Em 2021 já esteve: Diocese do Algarve e na Diocese de Beja
Janeiro 2022: Diocese de Évora
Fevereiro 2022: Diocese de Portalegre-Castelo Branco
Março de 2022: Diocese da Guarda
Abril de 2022: Diocese de Viseu
Maio de 2022: Diocese de Funchal
Junho de 2022: Diocese de Angra
Julho de 2022: Diocese de Lamego
Agosto de 2022: Diocese de Bragança-Miranda
Setembro de 2022: Diocese de Vila Real
Outubro de 2022: Diocese do Porto
Novembro de 2022: Diocese de Setúbal
Dezembro de 2022: Diocese das Forças Armadas e de Segurança
Janeiro de 2023: Diocese de Viana do Castelo
Fevereiro de 2023: Diocese de Braga
Março de 2023: Diocese de Aveiro
Abril de 2023: Diocese de Coimbra
Maio de 2023: Diocese de Leiria-Fátima
Junho de 2023: Diocese de Santarém
Julho de 2023: Diocese de Lisboa
Vem aí | Retiro de Carnaval da Comunidade Shalom – Renascer on-line
gostaria de participar da Jornada mundial da juventude, quero ver os pacotes.