Para Moysés Azevedo, a celebração dos sacramentos é algo que não pode ser igualado a nenhuma outra ação na Igreja, porque é através dela que o céu se une a terra. “Por isso, desde o início da Vocação, a liturgia tem um valor tão grande”, afirma o fundador da Comunidade Católica Shalom. A seguir, você confere os álbuns litúrgicos produzidos ao longo da história da Comunidade Shalom.
“O Sagrado é belo e atrai o coração, o olhar, a vida, toca a alma, toca e transforma, santifica”
Moysés Azevedo
O casal Nicodemos Costa e Evacy Assunção, missionários da Comunidade de Vida, participaram dos primeiros tempos da música na Vocação Shalom. No vídeo a seguir, eles partilham sobre como foram feitas as primeiras composições litúrgicas da Comunidade. Também no vídeo, você vai conferir a interpretação da canção “Santo”, pensada para celebrar os 10 anos da Vocação.
Confira os álbuns litúrgicos da Vocação Shalom
Os álbuns litúrgicos já fazem parte da história da Comunidade. Ao longo do tempo, pelo menos, quatro obras já foram produzidas levando em consideração o rito da Santa Missa. Inclusive, diversas canções e melodias desses álbuns são conhecidas e executadas em repertórios litúrgicos da Igreja Católica no Brasil e também em outros países.
Vale destacar que esses álbuns trazem marcas do Carisma Shalom e são, de modo particular, um dom ofertado à Igreja para melhor servi-la e amá-la em cada celebração eucarística. Uma observação importante: o primeiro álbum gravado com o objetivo de trazer composições e melodias para melhor celebrar a Santa Missa foi o disco Na Dança da Vida, que marcou os 20 anos da Vocação Shalom.
1 – Na Dança da Vida
2 – Ressuscitou
3 – Um só Corpo
4 – Divino Coração
Internacionalização das canções
Com o intuito de difundir ainda mais as composições e melodias criadas para celebrar a Eucaristia, a Comunidade Shalom traduziu o último álbum litúrgico lançado, o disco Divino Coração, em espanhol, francês, inglês e italiano. Contudo, vale destacar que canções de outros álbuns litúrgicos já eram executadas em outros idiomas durante celebrações eucarísticas em diferentes partes do mundo.
Lançamento do novo álbum litúrgico: Banquete Eterno
Com o álbum Banquete Eterno, a Comunidade Shalom pretende oferecer à Igreja canções que ajudem a assembleia a rezar. São 13 músicas exclusivas para serem entoadas durante a celebração da Santa Missa. A primeira música a ser lançada do álbum Banquete Eterno será Alma de Cristo. A letra da canção é baseada na oração que tem o mesmo nome. Geralmente, a oração Alma de Cristo é feita após receber o Corpo Santo de Cristo na Comunhão.
Saudações em Cristo Jesus!
Louvado seja Deus pelo carisma da Comunidade Shalom. As músicas nos ajudam a entrar em Comunhão com Deus dentro e fora da Igreja. Além de serem Cantos Litúrgicos o músico iniciante pode encontrar as cifras e as melodias para inserir na Santa Missa ou Celebração da Palavra. Gratidão a cada membro deste Projeto. Que vocês continuem sendo instrumento de Deus por onde passar! Agraço fraterno.
Olá! Existe algum post da Shalom sobre a música litúrgica e como que a música da comunidade é inserida na Santa Missa sem ferir as orientações dos documentos da Igreja?
Infelizmente hoje há muita desinformação na internet sobre tudo e opiniões rasas.
Deus abençoe!
Olá, Gabriel! Recomendo este Podcast sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=NMkSokDD4mQ, com a presença do Padre Evandro Meneses, Nicodemos Costa e João Carlos, membros da Comunidade e consagrados na Comunidade de Vida!
Faltou citar o álbum Kyrios… Leva também o nome da comunidade.
Boa tarde!
Gostaria de saber se as músicas da comunidade tem aprovação da igreja para serem tocadas na Santa Missa
Luciana, a Comunidade católica Shalom, tem 12 anos de aprovação definitiva de seus Estatutos e 17 anos de Reconhecimento Pontifício e tudo o que ela produz passa por seus Estatutos.
Olá Daniel, este álbum litúrgico foi realizado pela Missão Brasília, mesmo sendo da Comunidade não foi um trabalho próprio da Missão.
Na verdade foi um trabalho da Missão Brasília e não da gravadora da Comunidade. Não foi um trabalho lançado pela Comunidade e sim por uma Missão especifica!