Dos dias 23 a 28 de setembro, a Comunidade Católica Shalom realiza em Roma a Convenção Shalom para celebrar os 40 anos da Vocação aos pés do Santo Padre. Durante os dias de peregrinação, os participantes vão poder conhecer a cidade e suas belezas. Em Roma, há inúmeras igrejas, uma mais linda do que a outra. Contudo, há quatro basílicas que você precisa conhecer. A seguir, confira a lista.
Convenção Shalom 40 anos: confira horários para assistir ao vivo
1 – Basílica de São Pedro
Localizada no Vaticano, a Basílica de São Pedro é uma das mais belas basílicas de Roma. Nela, o Santo Padre realiza as principais celebrações do ano litúrgico, além de algumas catequeses e o Angelus. É marcada pela visita de fiéis e turistas de diversas partes do mundo. Vale ressaltar que a estrutura da Basílica de São Pedro atual é resultado de uma reconstrução do século IV, promovida pelo imperador Constantino I. É nesse lugar sagrado que está o o túmulo de São Pedro, o primeiro apóstolo de Jesus, e de muitos outros papas. Inclusive, São João Paulo II.
Também é possível encontrar os altares da Crucificação de São Pedro, São José e São Tomé, o altar do Sagrado Coração de Jesus, a capela de Madonna de Colona, o altar de São Pedro e o Paralítico, a abside com a Cátedra de São Pedro um tripúdio de anjos entre nuvens com o símbolo da pomba do Espírito Santo. , o altar de Miguel Arcanjo e o altar de La Navicella.
Nela, também estão preciosas expressões da fé católica, como a imagem de Pietà, feita por Michelangelo. Na estrutura, há 284 colunas dóricas e 80 pilares de travertino de Tivoli que circundam toda a construção, dando a impressão de um grande e afetuoso abraço simbólico aos fiéis que a visitam. Além da imagem de São Pedro, que os turistas tradicionalmente passam a mão em seus pés, pedindo por graças.
Leia também | Confira 7 vantagens de adquirir o pacote oficial da Convenção Shalom
2 – Basílica de São João de Latrão
A Basílica de São João de Latrão é a catedral da diocese de Roma. Essa é uma das Basílicas Patriarcais da Cidade Eterna. Vale recordar que ela já foi restaurada várias vezes. A fachada atual foi feita por Alessandro Galilei, imponente e bonita. Hoje a Basílica é destino importante para turistas e peregrinos de todo o mundo. Nela, o Santo Padre, Bispo de Roma, também costuma realizar celebrações importantes do ano litúrgico. Aqui, vale a pena parar um pouco, e contemplar toda a obra estrutural, além de andar por toda a Basílica rezando com cada parte.
Do lado oposto da rua fica uma das relíquias mais importantes do mundo católico, a Escada Santa ou Scala Santa, que teria sido percorrida por Jesus a caminho de seu julgamento, no alto do pretório de Pôncio Pilatos, em Jerusalém. A escada foi trazida à Roma sob ordens de Sana Helena, mãe do imperador Constantino. E em frente a figura de bronze de São Francisco de Assis colocado na Via di Carlo Felice.
3 – Basílica de São Paulo Fora dos Muros
A Basílica Romana de São Paulo Fora dos Muros é o segundo maior edifício religioso depois da Basílica de São Pedro. Recebe este nome, pois está localizada fora dos Muros Aurelianos, que foram construídos para proteger Roma, na época. A Basílica está localizada há uns 2,5 km da Chiesa del Martírio di San Paolo alle Tre Fontane, onde São Paulo foi martirizado.
O local era usado como uma capela de enterro para os primeiros cristãos. Ela foi erguida sobre o túmulo do Apóstolo Paulo e foi convertida em basílica pelo imperador Constantino. Tornou-se um dos lugares mais importantes da peregrinação cristã nos últimos séculos. Ela está localizada na Via Ostiense, perto da margem esquerda do Tibre. O túmulo de São Paulo está sob o altar-mor, o altar papal. O interior da Basílica de São Paulo é extraordinário, pois possui enormes colunas de alabastro e preciosos mosaicos dourados.
Quando for visitar, preste atenção em cada detalhe, perca algum tempo lá dentro, olhe para cima, observe os detalhes do teto, os mosaicos dos Papas, os detalhes ricos das portas, o piso em mármore todo trabalhado. Lá esta também as correntes de São Paulo, nove elos das correntes que teriam usado para deter o Apóstolo São Paulo, antes que ele fosse decapitado, estão conservados num relicário de bronze, e os fiéis podem ver. Uma importante relíquia Papal.
4 – Basílica Santa Maria Maggiore
A Basílica Patriarcal de Santa Maria Maggiore existe há cerca de dezesseis séculos. Ela se tornou um ponto de referência para os cidadãos do mundo todo que vêm de diferentes lugares para admirar a beleza da Basílica. Ela possui uma grandeza monumental inconfundível. A Basílica de Santa Maria Maggiore é conhecida também como Santa Maria da Neve ou Basílica Liberiana. A construção foi restaurada no século XVIII.
Não deixe de observar os detalhes, como por exemplo, baldaquino, embaixo dele está a relíquia da igreja: um pedaço do comedouro onde Jesus foi depositado quando nasceu. Está numa caixa de vidro, com a estrutura em prata. Em outro espaço, está também os espólios de São Mateus e São Jerônimo.
A Basílica de Santa Maria Maior tem um significado especial para Francisco, pois é o lugar que ele visitou na manhã do primeiro dia de seu pontificado, em 14 de março de 2013, para confiar seu ministério petrino à Mãe de Deus diante do antigo ícone de Maria Salus Populi Romani, protetora do povo romano.
Desde então, toda vez que faz uma viagem internacional, Francisco vai a esta basílica para rezar antes e agradecer depois pelos frutos de sua visita apostólica.
Leia também | Convenção Shalom 40 anos: conheça pacotes oficiais
Convenção Shalom 40 anos em Roma
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Amigos de Deus, amigos dos Jovens e amigos dos Pobres
Pacote Oficial: Agência de Viagem A3 | contato: (85) 3299-4150 | (85) 99283-6000 (WhatsApp )