Bahia, Ponta Grossa e até Maputo, em Moçambique, foram alguns dos lugares dos quais os mais de 60 participantes do Retiro Shalom para Sacerdotes vieram. Eles se reuniram em Fortaleza, no Ceará, de 12 a 16 de novembro. Em um dos dias do encontro, os padres visitaram a Diaconia Geral da Comunidade Shalom. A experiência com o Amor de Deus e a renovação do ministério sacerdotal são duas graças que os participantes afirmam levar com carinho para suas dioceses e comunidades.
Padre Diego Monteiro conta que a acolhida do retiro é uma das experiências que mais chama sua atenção. Ele veio da Bahia para viver o encontro pela segunda vez. Quem participa realmente bebe de uma graça muito particular que precisa ser compartilhada. Padre Álvaro Nortok da diocese de Ponta Grossa partilha que soube do retiro por meio de um sacerdote amigo que vivenciou ano passado e o motivou a participar neste ano. Padre Álvaro testemunha que de fato o encontro foi bastante especial.
Vindo do outro lado do Oceano Atlântico, Padre José Pinto conta que nunca tinha imaginado por os pés no Brasil. Mas a providência divina surpreendeu o sacerdote que é de Maputo, capital de Moçambique. Convidado por João Bala, missionário da Comunidade Shalom na cidade africana, ele veio para o retiro. Segundo o padre, o encontro serviu para fortalecer o seu caminho sacerdotal e a sua experiência de fé. Além disso, ofereceu uma vivência intercultural muito enriquecedora.
Mais radicalidade e fervor
Padre João Fernando, da Comunidade Aliança de Misericórdia, participou do retiro pela segunda vez. Para ele, o encontro é o impulso que o leva a viver com mais radicalidade e fervor o próprio carisma em Barbalha, cidade cearense em que mora atualmente. Além disso, viver a fraternidade por meio da convivência com padres de outras regiões do País e do exterior é uma grande graça. O sacerdote comenta ainda que o retiro é uma oportunidade de encontrar Deus e renovar a experiência pessoal com o Seu Amor.