A Sala de imprensa da Santa Sé anunciou ontem (6) que o Papa Francisco confirmou a permanência do cardeal Stanislaw Rylko na presidência e do monsenhor Josef Clemens na secretaria do Pontifício Conselho para os Leigos. Foram anunciadas também novas nomeações de membros e de consultores para PCL, que assiste o Papa nas questões relacionadas à contribuição que os fiéis leigos dão à vida e à missão da Igreja, individualmente ou através de organizações.
Entre os membros nomeados estão os brasileiros dom João Braz de Avis, cardeal e prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro recém-designado cardeal; cardeal Willem Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Países Baixos); cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena (Áustria); cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas), e mais dez pessoas.
Entre os novos consultores estão dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará; dom Dominique Rey, bispo de Fréjus-Toulon (França); dom Filippo SANTORO, arcebispo de Taranto (Italia); frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, localizada em Guaratinguetá (SP); Laurent Landete, moderador da Comunidade Emanuel (França), e mais oito pessoas.
Também foram anunciadas as permanências de alguns nomes, entre eles os membros Michelle Moran, presidente do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS); Marcelo Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II, e mais 17 membros já nomeados anteriormente.
Permanecem também, como consultores, Moysés Louro de Azevedo Filho, fundador da Comunidade Católica Shalom; Francisco José Gómez de Argüello Wirtz (Kiko Argüello), iniciador do Caminho Neocatecumenal; monsenhor Julián Carrón, presidente do Movimento eclesial Comunhão e Libertação; Maria Emmaus Voce, presidente dos Focolares; Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio; Salvatore Martinez, presidente do Rinnovamento nello Spirito Santo, e mais seis pessoas.
Dentre as atividades do Pontifício Conselho para os Leigos, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.
com informações do site do Pontifício Conselho para os Leigos