Foram mais de 2000 participantes, vindos do Ceará e de outros estados brasileiros, que estiveram no Centro de eventos para viver um final de semana muito profundo de reflexão, oração e formação. “Famílias enraizadas na oração”, foi o tema escolhido para o Congresso deste ano, que buscou responder aos desafios que a vida familiar enfrenta hoje, trazendo à luz o princípio da relação com Deus dentro da igreja doméstica, que é a família.
Barracas, brinquedos espalhados pelo chão, rodas de amigos, crianças correndo, sorrisos, reencontros, partilhas, e muita fraternidade, esse era o cenário que se via no Congresso das Famílias, que abordou temas que tocam a prática cotidiana do lar, com formações que trouxeram uma renovação espiritual e formação sólida à luz do magistério da Igreja e do Carisma Shalom.
Paralelo ao evento principal, houve também um Congresso Kids, com o tema “Castelo Interior”, em que crianças de 5 a 13 anos estavam reunidas não somente para brincar, mas para terem uma experiência com Deus e com a vida de oração. Além dos momentos lúdicos, os pequenos foram conduzidos em um itinerário de oração, à luz dos escritos de Santa Teresa D’Ávila sobre a oração, em momentos de pregação, Adoração ao Santíssimo Sacramento e até um estudo de um ícone que ilustra uma experiência mística da Santa.
“A evangelização é o maior presente que as famílias podem dar ao mundo”, afirmou o missionário Eric Buarque, que falou ao público sobre a profecia do matrimônio, instituído pelo próprio Deus na criação e instrumento para a promoção de uma estabilidade e paz na sociedade.
A cofundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, surpreendeu a todos, transformando seu momento de formação em oração por cura e libertação. A missionária, acompanhada pelo Padre Adler Trindade, ministrou sobre as famílias uma oração de cura das gerações, em que Deus manifestou Sua graça e misericórdia generosamente sobre os participantes.
Na Missa presidida pelo Padre Antonio Furtado, os homens foram convidados a renovar sua autoridade sobre a família, como participantes do sacerdócio de Cristo. O Padre, missionário da Comunidade de Vida, exortou as famílias a cuidarem da formação dos filhos, compreendendo a missão de formá-los para Deus e na oração. A Santa Missa concluiu o primeiro dia de Congresso com um forte momento de Adoração em que, mais uma vez, Deus visitou muitos participantes operando curas e concedendo graças.
O domingo de Congresso continuou com fortes momentos de oração, em que o Senhor convidava as famílias a darem a Ele a primazia nas decisões e escolhas da vida cotidiana. Para ajudar a colocar Deus no centro, o evento trouxe um momento de pregação com Padre Silvio Scopel que tocou justamente o tema “Famílias enraizadas na Oração”. Padre Silvio falou sobre a família comparando-a a uma árvore que deve produzir muitos frutos, ser sinal de beleza e gerar uma agradável sombra. Dando um itinerário para que esta missão se cumpra, o sacerdote citou Papa Francisco que encoraja que a família tenha momentos de oração, inclusive espontâneas, gerando uma proximidade na relação com Deus. Ele também falou da família como um lugar em que devemos aprender a virtude do discernimento, que nos leva a conhecer a alegria de viver na Vontade de Deus.
Com o desejo de tocar na intimidade da vida familiar em toda a sua beleza, mística e humanidade, Carmadelio Sousa, missionário da Comunidade Shalom, tratou do tema da “sexualidade e caridade conjugal”, iluminando os casais a respeito da beleza e sacralidade da união conjugal à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja.
As famílias que participaram do evento viveram também momentos belos e intensos de perdão. Vale ressaltar que as tardes trouxeram ‘talks’, rodas de conversas com alguns convidados, que abordaram a evangelização em família, elementos essenciais na vida familiar segundo Papa Francisco, o perdão, e a educação dos filhos na adolescência.
Francis Farias, missionário da Comunidade de Vida Shalom e responsável pelo pastoreio dos casais na Comunidade, comentou sobre a condução de Deus nesses dois dias de evento que alegrou toda a organização pela manifestação do Senhor e boa participação de tantas famílias:
“Percebemos no Congresso uma ação de Deus que nos conduzia ao deserto para nos falar ao coração. Pudemos perceber ao longo do sábado, por exemplo, essa poderosa ação de Deus curando, restaurando, santificando, reconciliando. Na Adoração o Senhor nos dava a imagem da água que purifica, que sacia a sede e que é um sinal da renovação do Batismo. Na formação do tema central sobre a profecia do matrimônio, recebemos uma graça para nos exortar, edificar e santificar. Já no domingo percebemos que Deus nos chamava a reerguer o altar Dele em nossas famílias, e nesse altar render o verdadeiro culto a Deus. O domingo também foi um dia de muita reconciliação entre os cônjuges. Nós podemos testemunhar que Deus agiu no Congresso, atraindo, purificando, lavando e saciando a sede dos participantes para que sejamos testemunhas para tantas famílias que necessitam”.
O encerramento do Congresso das Famílias aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo Padre Silvio Scopel, responsável pela missão em Fortaleza e membro do conselho geral da Comunidade Shalom. O sacerdote fez questão de fazer dentro da Missa, um momento de renovação das promessas do matrimônio, para que os casais fossem enviados para casa com uma graça renovada para a missão que assumiram diante do altar. Ele também destacou três palavras que devem nortear esse tempo novo na vida das famílias: coragem, fé e parresia. Para viver apoiados nesses elementos, o sacerdote recordou uma exortação muito utilizada nas Sagradas Escrituras e retomada tantas vezes por São João Paulo II no seu pontificado que cuidou tanto da vida das famílias: “Não tenhais medo!”
Assim, os participantes partiram para seus lares desejando colocar em prática tudo o que foi ouvido e experimentado nesse Congresso das Famílias, assumindo a força da profecia de ser família unida a Cristo e de testemunhar a alegria da união e comunhão no seio familiar, que é lugar de formação, aprendizado, amor e perdão para todos os cristãos, para todas as pessoas.