Na primeira pregação do Congresso das Famílias, Eric Buarque, missionário consagrado da Comunidade de Aliança, falou sobre a Profecia do Matrimônio, ressaltando a necessidade de viver estes dois dias com a profundidade de um retiro. “Nos retiramos da nossa casa, saímos do nosso ambiente natural para nos encontrar com Deus e deixar que Ele transforme a nossa vida. Assim como os Reis Magos saíram ao encontro da Sagrada Família e não voltaram pelo mesmo lugar, que não retornemos às nossas casas da mesma forma”.
O que é uma Profecia?
Ao abordar o tema da profecia do matrimônio, o missionário ressaltou algumas de suas características: edificação, exortação, consolação e salvação. Uma profecia é uma revelação divina, uma mensagem de Deus. Através do profeta, Deus revela a sua promessa. Aquele que profetiza fala aos homens em nome de Deus. A profecia edifica e constrói algo novo em nós, ela também mexe conosco, exorta, sacode; além disso, a profecia consola e pacifica. Por fim, a profecia salva.
Eric testemunhou a força da profecia na vida de sua família e no processo de adoção de seus dois filhos. “Um formador me disse enquanto eu esperava meus filhos. ‘Quando eles chegarem, você entenderá que de fato os laços do Espírito são mais fortes do que os laços da carne’, e esta palavra se tornou vida na minha família”.
Profecia do Matrimônio
O matrimônio é uma criação divina, revelada já no início das escrituras. Deus que é comunhão de amor, que é família no Pai, Filho e Espírito Santo, criou a família para ser sinal desta comunhão, amor e unidade.
“Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une a sua mulher, e eles se tornam uma só carne.” Gn 2,24
Toda a Sagrada Escritura é uma história de matrimônio, esponsal, em que Deus se casa com seu povo. Nos livros da Bíblia encontramos vários tipos de família e o ápice desta relação encontra-se na história de amor da Cruz. Para os casais que se preparam para constituir uma família, e para os que já vivem esta graça, o maior recurso que temos para viver com fidelidade a vida familiar como criação divina é ler e rezar com a Sagrada Escritura.
“A evangelização é o maior presente que as famílias podem dar ao mundo”, afirmou Eric Buarque. A profecia do matrimônio nos salva do pecado para nos colocar no caminho do amor, de uma vida santa. Os esposos são, um para o outro, um instrumento de santificação, também os filhos exercem este papel. As primeiras lições de sabedoria, primeiras e mais importantes noções do bem e da verdade, o que é ser uma pessoa, o que é amar e ser amado são lições basilares aprendidas na vida da família.
A sociedade precisa das famílias, a paz depende das famílias, a estabilidade e dignidade do mundo depende das famílias. Só haverá famílias novas assim se houver a união com Cristo. O princípio da vida nova é a união com Cristo, a primazia de Deus. Precisamos nos empenhar para realizar isso nas nossas famílias, no tempo, no espaço e no nosso interior. Nossa rotina precisa ter essa alma de amor a Jesus.
“Deus é o autor do matrimônio, o qual possui diversos bens e fins, (…inclusive) para a dignidade , estabilidade, paz e prosperidade de toda a família humana (a sociedade)”. Gaudium et Spes, 48
Programação do Congresso das Famílias
O Congresso das Famílias iniciou na manhã de sábado com a oração das laudes e um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Com o tema ‘famílias enraizadas na oração’, o evento levou o público e estar aos pés de Jesus e viver este fim de semana intenso, entregando tudo a Jesus, que prometia quebrantar corações e saciar a sede das famílias presentes, para que assumam uma postura de radicalidade evangélica.
O evento de dois dias segue ao longo deste final de semana, falando sobre temas que abordam a vida da família cristã, como a vida de oração do casal, sexualidade, educação dos filhos, perdão e mais.
Na tarde deste sábado o evento ainda terá pregação com a co fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, um momento de talks e Missa presidida com Padre Antonio Furtado.
Sobre o Pregador
Eric Buarque é membro da Comunidade Católica Shalom. Ele é casado, pai de dois filhos. Doutorando pelo Pontifício Instituto Sophia de Florença-IT, Mestre em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Graduado em Administração de Empresas pela UECE. É o atual Coordenador Geral do Instituto Parresia, comprometido com a formação cristã produzindo conteúdo de formação e pesquisa sobre assuntos vitais.