Notícias

Conheça a cidade Braga, terra que vai acolher os peregrinos do Shalom antes da JMJ Lisboa 2023

A seguir, conheça um pouco da história da Comunidade Shalom em Braga, Portugal.

comshalom
Foto: Reprodução

A cidade de Braga, ao norte de Portugal, vai acolher os peregrinos da Comunidade Católica Shalom que viverão os dias nas dioceses pouco antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no mês de agosto de 2023 em Lisboa. Na local, a Comunidade realiza diversas atividades de evangelização. A seguir, conheça um pouco da história da Comunidade Shalom em Braga, Portugal.

Em Braga, a Missão da Comunidade Shalom foi fundada em 31 de janeiro de 2008. Para essa tarefa tão importante, três missionárias foram enviadas. Entre elas, estava Genilza Genovez, celibatária da Comunidade de Vida, que ainda está na missão. As primeiras atividades desenvolvidas pelos missionários foram na parte administrativo no Seminário Conciliar. O pedido para que a Comunidade Shalom estivesse na região norte de Portugal partiu do então arcebispo Dom Jorge Ortiga. 

Com o tempo, a Comunidade foi desenvolvendo atividades próprias de evangelização e auxiliando nas celebrações eucarísticas realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. O primeiro grupo de oração começou ainda em 2008. De lá para cá, jovens portuguesas e também brasileiros foram alcançados pelos eventos e atividades que a Comunidade realizou. Em 2016, a Missão Shalom de Braga passou a ter os primeiros ingressos na Comunidade de Aliança, com isso, vieram as células comunitárias. 

No ano de 2017, a Comunidade iniciou um trabalho de evangelização na Igreja da Cividade e atualmente se prepara para receber os peregrinos da JMJ 2023 que passarão por Braga. A seguir, conheça um pouco dessa bela cidade que costuma conquistar o coração de quem por ela passa. 

A cidade de Braga e sua história

“Com mais de 2 mil anos de história, Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Foi fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e denominada de “Bracara Augusta” em honra do imperador César Augusto. Foi ainda a capital da Galécia, de onde irradiavam 5 Vias Romanas, com um vasto território que ia desde o norte do Douro até ao Cantábrico. Após conquistas e reconquistas de vários povos, o rei de Leão, D. Afonso IV, doou-a como dote a sua filha D. Teresa, aquando do seu casamento com o Conde D. Henrique de Borgonha.

A longa da história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas, sendo a Catedral a mais imponente que exibe vários estilos, do romano ao barroco, orgulhando-se também das esplêndidas casas, particularmente do século XVIII. Cidade jovem, cosmopolita e multicultural, Braga exibe com confiança um amplo leque de cenários de sucesso e prosperidade, estendendo os seus braços tutelares e empreendedores a áreas tão vitais como a cultura, o comércio, a indústria e os serviços.

Quem nos visita tem a possibilidade de assistir a um programa turístico-cultural diversificado, fazendo um percurso civilizacional documentado desde a Pré-História até aos nossos dias e viver a autêntica cultura do Minho, gravada no vasto patrimônio, nos grupos etnográficos, nas festas, feiras e romarias, bem como no artesanato rico e variado.”

Informações da Câmara municipal de Braga

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornada Mundial da Juventude • JMJ (@lisboa2023_pt)

Shalom na JMJ Lisboa 2023

Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal

Maiores informações: 
Simão/ Assessoria Jovem: +55 85 8114-6942
Email: jmj@comshalom.org
@juventudesh_

Continue lendo sobre a JMJ Lisboa 2023

JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo

Você sabe o que é JMJ?

Experiência missionária: Vamos juntos para a JMJ em Lisboa

Confira mais detalhes sobre a JMJ 2023


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.