Shalom

Conheça as três dimensões da maturidade missionária

A partir da fala do fundador Moysés Azevedo, apresentamos a seguir as três dimensões da maturidade missionária.

comshalom

A expressão “maturidade missionária” foi utiliza por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, na Revista Escuta de 2020. Moysés, inclusive, dedicou uma pregação especialmente para falar sobre o assunto no Retiro de Autoridades do mesmo ano. A partir da fala do fundador, apresentamos a seguir as três dimensões da maturidade missionária.

Contudo, vale ressaltar antes que entender essas dimensões é muito importante para dar passos cada vez mais firmes rumo à santidade, rumo à vontade de Deus.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Isso porque cada dimensão tem o propósito de fazer com que os membros da Comunidade renovem a qualidade de sua vida ofertada ao Senhor na vinha.

“[…] a maturidade dos missionários vai dizer respeito ao aperfeiçoamento da qualidade da nossa oferta ao crescimento da nossa relação com aqueles aos quais a nossa oferta é dirigida, ao aperfeiçoamento da nossa relação com Deus, da nossa relação com os irmãos e da nossa relação com os outros […] “, afirma Moysés.

Leia também | Qual a receita do hambúrguer Shalom?

1º dimensão da maturidade missionária: Deus

Tudo começa em Deus. Tudo tem como destino Deus. Essa é a verdade da fé. Por isso, a primeira dimensão da maturidade missionária precisa ser Deus. Ninguém vive uma vocação para si. O chamado que Deus faz é sempre em vista dos outros.

Contudo, é necessário ter o coração voltado para o Autor desse feliz convite. Nele, há sentido, há força, há impulso para avançar cada vez mais.

Missionários alegres que trazem a alegria como característica são sinais da qualidade dessa oferta. Entretanto, não falamos de uma alegria superficial, mas sim de uma alegria sobrenatural.

Uma alegria que é sentida por aqueles que vivem a vontade de Deus e escolhem todos os dias permanecer nela.

2º dimensão da maturidade missionária: Irmãos

Moysés explica que o processo de amadurecimento não é um cálculo matemática, porém esse processo obedece também a uma lógica. Contudo, essa lógica é a de Deus, algo que humanamente se pode explicar.

“Deus vai aperando, assim, pela Sua graça, de acordo com a nossa liberdade, no decorrer do tempo, a maturidade dos missionários”, afirma.

Entretanto, nesse processo há a necessidade da disposição de coração para ir ao encontro dos irmãos. Nessa dinâmica de oferta, cada missionário vai aprendendo por meio da vida fraterna e também missionária a amar Deus nos outros, nos próximos, nos distantes. Amar a Deus na vida de cada irmão.

3º dimensão da maturidade missionária: Missão

“Como nós crescemos na oferta da nossa vida? Nós crescemos à medida que amadurecemos a nossa relação com Deus, a nossa relação com os irmãos e a nossa relação com a missão.

Assim a oferta de vida vai sendo consumida, vai se transformando em redes e em alimentos para alcançar peixes maiores”, explica o fundador.

Por isso, o amor a missão, o amor a terra que Deus confiou a cada missionário e também ao serviço na vinha expressam a alegria daqueles que escolheram livremente ofertar suas vidas.

Para servir melhor

Já está disponível o livro Dez dicas sobre Seminário de Vida no Espírito Santo, um manual completo, um guia definitivo, com o passo a passo seguro para realizar o evento para aqueles que iniciam a caminhada na Obra Shalom. Portanto, se você quiser saber mais, confira essa obra especial.

Clique e confira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.