A expressão “maturidade missionária” foi utiliza por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, na Revista Escuta de 2020. Moysés, inclusive, dedicou uma pregação especialmente para falar sobre o assunto no Retiro de Autoridades do mesmo ano. A partir da fala do fundador, apresentamos a seguir as três dimensões da maturidade missionária.
Contudo, vale ressaltar antes que entender essas dimensões é muito importante para dar passos cada vez mais firmes rumo à santidade, rumo à vontade de Deus.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Isso porque cada dimensão tem o propósito de fazer com que os membros da Comunidade renovem a qualidade de sua vida ofertada ao Senhor na vinha.
“[…] a maturidade dos missionários vai dizer respeito ao aperfeiçoamento da qualidade da nossa oferta ao crescimento da nossa relação com aqueles aos quais a nossa oferta é dirigida, ao aperfeiçoamento da nossa relação com Deus, da nossa relação com os irmãos e da nossa relação com os outros […] “, afirma Moysés.
Leia também | Qual a receita do hambúrguer Shalom?
1º dimensão da maturidade missionária: Deus
Tudo começa em Deus. Tudo tem como destino Deus. Essa é a verdade da fé. Por isso, a primeira dimensão da maturidade missionária precisa ser Deus. Ninguém vive uma vocação para si. O chamado que Deus faz é sempre em vista dos outros.
Contudo, é necessário ter o coração voltado para o Autor desse feliz convite. Nele, há sentido, há força, há impulso para avançar cada vez mais.
Missionários alegres que trazem a alegria como característica são sinais da qualidade dessa oferta. Entretanto, não falamos de uma alegria superficial, mas sim de uma alegria sobrenatural.
Uma alegria que é sentida por aqueles que vivem a vontade de Deus e escolhem todos os dias permanecer nela.
2º dimensão da maturidade missionária: Irmãos
Moysés explica que o processo de amadurecimento não é um cálculo matemática, porém esse processo obedece também a uma lógica. Contudo, essa lógica é a de Deus, algo que humanamente se pode explicar.
“Deus vai aperando, assim, pela Sua graça, de acordo com a nossa liberdade, no decorrer do tempo, a maturidade dos missionários”, afirma.
Entretanto, nesse processo há a necessidade da disposição de coração para ir ao encontro dos irmãos. Nessa dinâmica de oferta, cada missionário vai aprendendo por meio da vida fraterna e também missionária a amar Deus nos outros, nos próximos, nos distantes. Amar a Deus na vida de cada irmão.
3º dimensão da maturidade missionária: Missão
“Como nós crescemos na oferta da nossa vida? Nós crescemos à medida que amadurecemos a nossa relação com Deus, a nossa relação com os irmãos e a nossa relação com a missão.
Assim a oferta de vida vai sendo consumida, vai se transformando em redes e em alimentos para alcançar peixes maiores”, explica o fundador.
Por isso, o amor a missão, o amor a terra que Deus confiou a cada missionário e também ao serviço na vinha expressam a alegria daqueles que escolheram livremente ofertar suas vidas.
Para servir melhor
Já está disponível o livro Dez dicas sobre Seminário de Vida no Espírito Santo, um manual completo, um guia definitivo, com o passo a passo seguro para realizar o evento para aqueles que iniciam a caminhada na Obra Shalom. Portanto, se você quiser saber mais, confira essa obra especial.