Cantor, missionário, consagrado na Comunidade Comunidade de Aliança Shalom. Casado e pai de dois filhos, farmacêutico e professor universitário. Este é Jeferson Falcão, expressão da música católica que conheceremos hoje no Especial do comshalom.org.
O começo de tudo
A relação de Jeferson com a música começou ainda em casa, com o seu pai, que gostava de discos de vinil e possuía uma vitrola. “Brincar de cantor” era um hobbie normal, que fazia parte da sua rotina de criança.
O interesse forte pela arte de cantar despertou no jovem uma vocação: aos 15 anos, quando ele começou a preparação para a crisma, passou a ajudar na música da Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Cidade 2000, em Fortaleza.
“Comecei a ajudar cantando nas missas. Lembro que tinha umas fitas cassetes do ‘Cantai a Deus com alegria’, projeto musical da Comunidade Shalom. Eu tinha os cassetes dos anos de 1994 e 1995. Desde a minha juventude eu escutava muito as músicas do Shalom, da Irmã Kelly Patrícia, do Ministério Adoração e Vida…”, lembra.
A melodia de uma juventude ofertada
O gosto por discos do pai o fez passar a gostar de CD’s e a colecioná-los também. Em pouco tempo, a música católica – que era o seu repertório favorito, passou a ser a melodia da sua juventude – melodia essa que o levou a descobrir o seu lugar na Igreja Católica: a vocação Shalom, além do seu chamado a um Estado de Vida particular: o matrimônio. “Quando eu conheci a minha esposa, quando começamos a namorar, passamos a cantar juntos. Fazíamos aulas de canto, de técnica vocal e participávamos de coral”, recorda, com alegria.
A música como uma via de graças
Jeferson lembra que a música sempre favoreceu a sua vida de oração, por isso ele considera que, em sua história, ela foi a sua via de encontro com o próprio Deus.
Ele também conta que sempre buscou formação sobre música dentro da Comunidade Católica Shalom. “Busquei formação dentro da Comunidade sobre como servir, como ser um bom ministro de música, como escolher um repertório de acordo com os Tempos Litúrgicos da Igreja… no Shalom aprendi a servir onde fosse necessário”, afirma.
Segundo ele, os desafios da missão são muitos: a distância dos locais onde ele é chamado para partir em missão, as condições financeiras nem sempre favoráveis, além da batalha espiritual, uma vez que a obra pertence a Deus. Mas mesmo com cada um deles, levar a esperança para as pessoas que mais necessitam sempre vai superar tudo. Jeferson ensina que a sede de um povo que espera o anúncio do Evangelho deve ser o fim último da missão de um músico católico.
“Quando nos colocamos dentro de uma missão e nos ofertamos, o combate aparece, mas quando há um desejo de servir, a graça vem e a gente consegue fazer com que missão aconteça”
Conselho aos músicos mais jovens
O conselho que Jeferson dá aos músicos que estão começando agora e desejam se deixar utilizar por Deus para anunciar a Boa Nova do Evangelho, é buscar, em primeiro lugar, a Eucaristia, a adoração, a recitação do terço e a oração pessoal. “A busca diária da amizade com o nosso Senhor Jesus Cristo é que vai gerando em nós gratidão – e é a gratidão que deve nos mover em cada missão”, comenta.
Jeferson lembra também que a profissionalização também é muito importante: aqueles que tem o dom e desejam manifestá-lo ao mundo devem fazer aulas de canto, de técnica vocal, estudar música e não cansar de sempre dar o melhor para Deus.
Um novo projeto
O CD “Provai e vede” é o último projeto de Jeferson, que é um convite a uma experiência de fé por meio dos Salmos. Ele está disponível em plataformas digitais como Spotify e Deezer e no Aplicativo Cantai Shalom.
No primeiro semestre deste ano, serão lançados novos videoclipes e no segundo semestre, um novo CD.