No dia 27 de agosto, acontece o Consistório no Vaticano. Na ocasião, a Igreja Católica receberá 20 novos cardeais. E há um alfaiate em Roma que há anos é responsável pelas vestes tanto dos cardeais como dos papas. Trata-se de Raniero Mancinelli, de 85 anos. Ele recebeu a missão de preparar os trajes dos principais prelados, do chapéu vermelho e batina à mozzetta (capa curta) e fáscia (faixa) com borlas.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Os funcionários encarregados do consistório frequentam a butique e a loja de artigos religiosos de Mancinelli no bairro de Borgo, em Roma, nos últimos dias, dando sugestões para os ajustes de alfaiataria a serem feitos para o traje daqueles que estão prestes a receber o chapéu vermelho. “Como alfaiate, me esforço para que o cardeal esteja bem vestido”, disse o profissional, reconhecendo que vestir um cardeal é “sempre um grande prazer e algo muito bonito”.
Mancinelli começou a preparar o traje eclesiástico no ano de 1962, na época do Concílio Vaticano II. Ele é acostumado a costurar o coro (litúrgico) e o traje não litúrgico dos cardeais. Sua butique funciona há mais de seis décadas. As vestes dos cardeais, tanto corais como não litúrgicas, custam alguns milhares de euros. Sua loja também tem paramentos de arcebispos, bispos e protonotários apostólicos do Vaticano, além de uma série de paramentos litúrgicos, objetos usados na Santa Missa, além de mitras, báculos, cruzes peitorais e anéis.
Leia também | “Só com o fogo do céu podemos viver a oferta total”, afirma Moysés Azevedo