Shalom

Conheça o conceito da marca que celebra os 40 anos da Vocação Shalom

A seguir, confira o conceito da identidade visual que celebra quatro décadas de evangelização por meio do Carisma Shalom.

comshalom

A cada cinco anos, a Comunidade Católica Shalom apresenta, em seu aniversário de fundação, uma marca especial que tem como missão registrar visualmente a passagem de um tempo para o outro em sua história. Em 2022, com os 40 anos da Vocação, não seria diferente. Por isso, a seguir, confira o conceito da identidade visual que celebra quatro décadas de evangelização por meio do Carisma Shalom.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Contudo, antes de conhecer mais detalhes da marca, vale ressaltar que ela traz elementos apresentados no Retiro de Escuta.

“A imagem que temos da Comunidade Shalom ao longo da sua história é a de um povo em procissão. A procissão evoca um povo não parado, mas em movimento, pessoas em movimento, povo em movimento. A procissão é expressão do movimento e o motivo desse movimento é a ressurreição de Cristo. Um povo em movimento é gerado pela experiência da Ressurreição por isso a procissão é feita por Testemunhas da Ressurreição”, explica Padre Franco Galdino, assistente de Comunicação da Comunidade.

O sacerdote ainda destaca que a história da Comunidade é contada a partir de seu movimento comum – “no Shalom, ninguém caminha sozinho” – e marcada pela Caridade Divina recebida e doada na simplicidade do dia a dia. “Essa Caridade Divina se transforma em Amor Esponsal a Jesus”, reforça.

Leia também | Álbum Banquete Eterno alcança mais de 345 mil reproduções nas plataformas digitais

Marca dos 40 anos da Vocação Shalom

O estilo da marca dos 40 anos da Vocação Shalom é baseado nas seguintes características: clean, moderno e geométrico. Com essas características, é possível expressar traços próprios de uma procissão, como a maturidade, a sacralidade e o movimento.

“Para realizar tudo isso, aplicamos fontes tipográficas que transmitem confiança, seriedade e sabedoria. Ao mesmo tempo, por meio da paleta de cores, trazemos o sangue do Ressuscitado, que transcende e se torna glorioso”, detalha Antônio Marcos, consagrado da Comunidade de Aliança e responsável pela concepção visual da marca.

Ainda segundo Antônio Marcos, o ícone da marca dos 40 anos é composto por três elementos: numeral comemorativo, que faz referência às quatro décadas de fundação da Comunidade; o círculo, que remete à Eucaristia como elemento de transformação, fonte e fornalha da Caridade Divina; e a bandeira do Ressuscitado, que vitoriosamente é fincada, no meio do mundo, eucaristizando o povo em procissão.

Detalhes da marca

Sobre as cores, o consagrado partilha que na aplicação da marca podem se observar vetores e filtros que fazem alusão ao sangue do povo que ingressa na procissão no vermelho bordô, o sangue alvejado no ouro vermelho e o sangue do Ressuscitado no dourado.

Padre Franco reforça que o sangue glorioso é como uma luz. “A luz que reflete do sangue e brilha nos olhos de quem não está na procissão. Os olhos alegres de quem já está em caminho, viu e creu. A procissão chega dos quatro cantos da terra cantando no “Banquete do Cordeiro” (Eucaristia) em direção ao Banquete Eterno“, comenta.

Para onde caminha o povo?

Mas, afinal, para onde caminha o povo em procissão? Padre Franco responde:

“Com os jovens e os pobres, nossos amigos, somos todos convidados a peregrinar para Roma em uma grande procissão com Jesus Eucarístico a frente e a Virgem Maria – a toda pequena – cujo manto cobre o povo que forma uma só família. Jovens, crianças e adultos, homens e mulheres, sacerdotes, celibatários e famílias, de várias partes do mundo que se reúnem para dar o Testemunho da Ressurreição: Shalom!”

Por isso, é possível afirmar que a procissão é eucarística e o Banquete Eterno é o ponto de chegada dessa procissão que começa na terra, mas tem como meta o céu. A Eucaristia vai na frente da procissão, gerando transformação em meio ao povo. E esse povo novo vai sendo, como já mencionado, vai sendo eucaristizado.

“Cada testemunha comunga (faz comunhão) e parte como “outro Cristo”. Nós o vimos, o seguimos e com ele ceamos”, explica o sacerdote.

40 anos de Vocação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.