O segredo da oração foi revelado por Jesus Cristo quando ensinou os seus discípulos a rezar o Pai Nosso (Mateus 6, 9-13). Essa é a primeira e mais importante oração que um cristão precisa saber em vida. Contudo, há uma via que pode ajudar bastante a quem ainda tem desafios para parar e ouvir a voz de Deus. Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, na Revista Escuta 2022, explicou que a oração é um ato de sair de si para permitir que o Senhor preencha completamente o coração de quem reza.
Sobre a vida de oração e o louvor
“A oração é o sair de si mesmo com todo o coração, com toda a alma, com toda a inteligência, com todo o espírito. Nos inícios, é possível que tudo pareça pesado, como se estivéssemos arrastando o planeta. Pura impressão! Quem sustenta o mundo é o Espírito Santo. Se você insistir no louvor, tudo se tornará leve, pois é próprio do louvor tudo elevar”, explica Moysés.
Por isso, se você deseja começar a rezar e a ter vida de oração hoje, comece pelo louvor. Deixe que o louvor abra o seu coração para a ação de Deus, conforme ressalta Moysés:
“O louvor torna tudo leve, porque tudo transforma em fogo, porque atrai o fogo do Espírito. O louvor e a ação de graças transforma toda a nossa existência e também nossa história e vida presente em atitude de fé, de confiança, de amor. O louvor tudo devolve a Deus, por Cristo, com Cristo e em Cristo”.
A oração de louvor e oração de ação de graças não têm uma receita, uma fórmula. Ela parte do coração de quem reza de uma maneira muito espontânea, pois é baseada no reconhecimento de quem é Deus e quem é o homem. É inspirada pela ação de Deus na vida do orante. Por isso, vale a pena observar e a agradecer tudo o que Deus faz na sua vida, reconhecendo o seu Senhorio.
Leia também | Ronaldo Pereira explica as fontes de inspiração da música