Na Comunidade Shalom todos são chamados a ser almas esposas de Jesus, inclusive as crianças. E como ensina os nossos Escritos, é na oração que esse amor desabrocha e amadurece. Por isso, os pequenos também são chamados a trilhar um caminho de amizade com Deus através do Caminho da Paz Kids. Tia Fabi Rios explica que o material foi desenvolvido a partir de uma linguagem lúdica para facilitar o entendimento e a vivência das crianças.
“Quando a gente começou a preparar o Caminho da Paz Kids, uma das moções foi brincadeiras de crianças: pula-corda, amarelinha…. Por que Deus chamava atenção para isso? Porque o lúdico é a linguagem da criança. Da mesma forma que Deus se utilizou da lanchonete para atrair os jovens, a gente atrai as crianças para o Caminho da Paz Kids através do lúdico”, conta.
Livros Base
“Como rezar com a minha Bíblia” e “Só eu e Jesus” são os dois livros que iniciam o Caminho da Paz Kids. Com eles os pais podem ensinar as crianças a fazerem o Estudo Bíblico e a Oração Pessoal. Cada livro é acompanhado de um instrumento lúdico, giro e a régua, que vão indicando as crianças o passo a passo da oração.
“O ideal é que o pai acompanhe a criança. Mesmo que a criança não saiba ler pode fazer, porque ela sabe identificar as figuras. Ela vê o que a boneca está fazendo e identifica o passo a passo. Ela precisa do pai, no caso do Estudo Bíblico, pra fazer a leitura, mas depois ela caminha sozinha. Então o pai senta com a criança e faz todo dia. Chega um determinado momento que o pai não precisa mais estar, a criança já avança sozinha”, explica Tia Fabi.
Desejo de encontrar Jesus na Missa é um dos primeiros frutos
Tia Fabi conta que um dos primeiros frutos do Caminho da Paz Kids é o desejo de encontrar o amigo Jesus na Missa. Ela lembra a história de José Mateus, uma das ovelhas do grupo de crianças da Missão de Salvador. Quando sua mãe precisou viajar por alguns dias, José Mateus fez o pai leva-lo a escola mais cedo para que ele pudesse ir a Missa. Quando o pai questionou se precisava sair tão cedo de casa, ele disse: “Sim, pai, senão vamos perder a Missa”.
Outro fruto apontado por Tia Fabi é a intimidade com a Pessoa do Espírito Santo. “Um dos primeiros frutos que eu vi foram as ovelhas clamando o Espírito Santo, a criança entendendo que ela sozinha não consegue, ela precisa do auxílio do Espírito. Então todos eles me contaram: ‘Olha, tia Fabi, eu estou pedindo a ajuda do Espírito Santo’”.
Saiba como funciona a régua e o giro
Serviço:
Como rezar com a minha Bíblia – Fabi Rios – 16 páginas – Edições Shalom
Clique aqui para adquirir o seu.
Só eu e Jesus – Fabi Rios e Sônia Maria – 16 páginas – Edições Shalom
Clique aqui para adquirir o seu.