Você já participou da dedicação de uma igreja? A celebração de dedicação marca um momento importante na vida de uma igreja. Esse termo pode ser entendido como a consagração do templo a Deus, lembrando que tudo em uma igreja aponta para um sentido maior, relacionado aos anseios mais profundos do coração humano.
Viver esse rito é também participar do mistério que envolve o templo dedicado. No caso da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, que será dedicada no dia 1º de novembro, trata-se de uma experiência com o mistério do Ressuscitado, que nos comunica a Paz, sopra sobre nós o seu Espírito e nos envia para a missão.
Saiba mais | O que é a dedicação de uma igreja?
Momentos do rito de dedicação
O comshalom.org consultou Vinícius Ribeiro, Coordenador Geral da Liturgia na missão de Fortaleza, e a Assessoria Litúrgico Sacramental da Comunidade para entender mais detalhes sobre os momentos do rito de dedicação.
1 – Procissão
O rito começa com a procissão, onde os bispos, presbíteros, diáconos e ministros, devidamente paramentados, dirigem-se em procissão para a porta principal da igreja, que estará fechada. Lá, o arcebispo abrirá a porta e, em seguida, a procissão litúrgica entrará na igreja. Neste momento, são carregadas em procissão até o presbitério as relíquias de três santos importantes para a vocação: São Francisco, Santa Teresa de Jesus e São João Paulo II.
2 – Bênção da água e aspersão do povo e da igreja
Após a entrada, o arcebispo abençoa a água, que será usada para aspergir o povo, em memória do batismo, assim como as paredes da nova igreja e o presbitério, como sinal de purificação e de bênção.
3 – Liturgia da Palavra
Na liturgia da palavra acompanhamos a proclamação da palavra de Deus, que será, de modo solene, entronizada no novo ambão, lugar do anúncio da ressurreição de Cristo, é o sepulcro vazio do Ressuscitado.
Notícias do Mundo, da Igreja e do Shalom: Acesse nosso canal do WhatsApp
4 – Prece de Dedicação e Unções
Esta etapa inclui a oração de dedicação, a deposição das relíquias dos santos, a unção do altar e das paredes da igreja. Cada gesto carrega um significado profundo.
Súplica litânica
Os fiéis, em atitude de humildade, se ajoelham e rezam a Ladainha de Todos os Santos, pedindo a intercessão desses amigos do Céu pela nova igreja e pela comunidade.
Deposição das relíquias
O Bispo deposita as relíquias dos santos em um sepulcro preparado no altar. Junto com as relíquias, também é colocado um documento que comprova sua autenticidade, simbolizando a conexão da nova igreja com a história e a fé dos primeiros cristãos.
Unção do altar e das paredes
O Bispo unge o altar com o Santo Crisma, derramando óleo no centro e nos quatro cantos, simbolizando a unção de Cristo. Depois, ele unge as paredes nas doze cruzes de consagração, recordando a Jerusalém celeste, com suas doze colunas e nelas escritos os nomes dos doze apóstolos. A unção significa que a igreja é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão.
Incensação do altar e da igreja
Após a unção, o Bispo derrama incenso sobre um braseiro posto no altar para significar que o sacrifício de Cristo, que aí se perpetua de maneira sacramental, sobe para Deus em odor de suavidade; além de exprimir que as orações do povo sobem até ao trono de Deus.
Revestimento do altar
O revestimento do altar indica que este é o local do sacrifício Eucarístico e a mesa do Senhor, em volta da qual os sacerdotes e o povo
de Deus, numa mesma e única ação, embora com função diversa, celebram o memorial da morte e ressurreição de Cristo e participam da Ceia do Senhor.
Iluminação do altar e da igreja
As luzes são acesas como um sinal da alegria e da presença de Cristo, Luz do mundo. O Bispo acende as velas do altar e também as velas postas nas doze cruzes de consagração.
5 – Liturgia Eucarística
Como em toda celebração eucarística, a Liturgia Eucarística é o ápice da celebração, com a consagração do pão e do vinho que se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo.
6 – Entrega da chave
A entrega da chave recorda a unidade da Igreja presente na Diocese, que é sinal da porta já aberta pelo bispo, e que por ela todos são convidados a entrar.
Participe da Dedicação da Igreja do Ressuscitado
Participar da dedicação da Igreja do Ressuscitado é viver uma experiência pessoal com a glória de Deus expressa na beleza do rito. É mergulhar no mistério do Ressuscitado que Passou pela Cruz. A dedicação está agendada para o dia 1º de novembro, durante a Solenidade de Todos os Santos, e será presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza.
Também estão confirmadas as presenças do Núncio Apostólico do Brasil, D. Giambattista Diquattro, D. José Negri (Bispo de Santo Amaro), D. José Antônio Tosi Marques, D. José Luis Gomes de Vasconcelos (Bispo de Sobral), D. Francisco Edimilson Neves Ferreira (Bispo de Tianguá) e Padre Wagner Ferreira (presidente da Canção Nova).
A Comunidade Católica Shalom convida todos os membros da Obra Shalom e os fiéis da região a participar desse momento histórico.
Serviço
Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
Data: 1º de novembro, na Solenidade de Todos os Santos
Horário: 19h
Endereço: Diaconia Geral Shalom, CE-040, Km 16 – Lot. Novo Aquiraz, Aquiraz – CE