Institucional

Conheça os símbolos utilizados na Peregrinação Shalom rumo à Porta Santa

comshalom

No sábado, 29, réplicas do ícone da Virgem Porta da Misericórdia e da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), confeccionadas especialmente para a Peregrinação Shalom rumo à Porta Santa, em Fortaleza, serão conduzidas do Shalom da Paz, na Aldeota, até a Catedral Metropolitana, no Centro da cidade.

Por ocasião do Ano da Misericórdia, a imagem de Nossa Senhora, pintada em 1640 e reconhecida como milagrosa pelo papa Pio VI em 1779, foi designada como ícone do Ano Santo. Papa Francisco escolheu esse símbolo, que combina a tradição ocidental e a tradição oriental, como um sinal de ânimo para todos os cristãos e também com a finalidade de alcançar a unidade e a paz no mundo inteiro.

“A Santíssima Virgem nos precedeu na passagem da Porta Santa, pois experimentou antecipadamente a misericórdia divina, tornando-se a verdadeira Porta da Misericórdia”, explica padre Raniero Cantalamessa. Através de Maria, Jesus Cristo entrou no mundo, e com Ele a misericórdia de Deus. Segundo o sacerdote, Nossa Senhora precedeu não somente a humanidade, recebendo a misericórdia divina antecipadamente, mas a própria Igreja, que, assim como Maria, é chamada a ser Porta da Misericórdia para os pobres pecadores.

Na Peregrinação, os jovens do Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Católica Shalom levarão a réplica da Cruz de Cristo. Esta foi confiada por São João Paulo II aos jovens no ano Santo da Redenção (25.03.1983 – 22.04.1984). O símbolo de madeira, conhecido como a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, já esteve em todos os continentes. Entre os lugares pelos quais passou, estão Nova York, quando jovens rezaram diante da Cruz no local do atentado ao Word Trade Center, e Ruanda, no período em que se lutava contra os efeitos da guerra civil. Visitou também a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), pequenas escolas, hospitais e cárceres.

Por Jonas Viana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.